Buscar

O que é inteligência cinestésica ?

💡 2 Respostas

User badge image

kassiano

Inteligência cinestésica - Esta inteligência se refere à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. A criança especialmente dotada na inteligência cinestésica se move com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais demonstra uma grande habilidade atlética ou uma coordenação fina apurada.

3
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Inteligência cinestésica diz respeito a habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. 

É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em desportos, artes cénicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza.

Segundo Lilia Maia de Morais Sales e André Villaverde de Araújo, "no âmbito do Direito, esta inteligência é necessária, por exemplo, em negociações diárias, em defesa ou acusação oral, que exige não só uma manifestação oral dos profissionais da área jurídica, mas a utilização de todo o corpo como forma de expressão e convencimento. Outra área jurídica, especificamente, que exige este controle do corpo com maior intensidade é o exercício da profissão jurídica no âmbito policial, tendo como exemplos os atiradores, os delegados de polícia civil, os agentes da polícia militar, etc., que precisam desenvolver e aprimorar esta inteligência para conseguir a excelência no desenvolvimento de suas atividades.

No aspecto do ensino jurídico, é necessária a identificação desta inteligência para que os professores intensifiquem em suas aulas as rotinas e os métodos que utilizem o controle do corpo como elemento de aprendizagem, por exemplo, o incentivo de apresentações do conteúdo com a leitura feita em pé, bem como de apresentações que exijam uma movimentação dos alunos. Tal identificação é necessária para que, mesmo em um modelo tradicional de ensino jurídico com aulas expositivas para alunos sentados e ouvindo o professor, seja possível verificar quais alunos não conseguem manter a concentração em razão da falta de movimentação física, elaborando, assim, atividades que envolvam a movimentação do corpo no processo de aprendizagem".

Fonte:

https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/nej/article/download/13414/7623

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais