Buscar

misturas heterogêneas e homogêneas

A gasolina comercializada nos postos de serviços contém umteor padrão de álcool de 22%(volume/volume), permitido por lei. O teste utilizado para verificar este teor é feito da seguintes maneira: A uma proveta de 100 mL adicionam-se 50 mL de gasolina, 50 mL de água e agita-se. Formam-se 2 fases distintas, ou seja, uma fase superior de gasolina e uma fase iinferior de água + álcool.

a)- qual é o volume de cada uma dessas fases ?

b)- Como esse teste indica se a gasolina vendida em um determinado posto contém mais álcool que o permitido ?

💡 2 Respostas

User badge image

Especialistas PD

Temos no enunciado que o teor padrão de álcool na gasolina é de 22% (volume/volume). Ou seja, em um determinado volume de gasolina, 22% poderá ser álcool. No teste é adicionado em uma proveta de 100 mL, 50 mL da gasolina e 50 mL de água e 2 fases distintas serão formadas. Nesse momento o álcool da gasolina será solúvel na água que foi colocada, pois ambos são polares (formando 1 fase). E estes não se misturarão na gasolina (forma outra fase), que é apolar, constituindo as 2 fases.

a) Como temos 22% de álcool na gasolina, e colocaram 50 mL de gasolina. 22% de 50 mL é igual a 11 mL. Esses 11 mL, conforme explicado acima, irão se juntar com a água, então 50 + 11 = 61 mL (fase inferior: água + álcool). E o restante 39 mL será a fase superior, a gasolina.

b) Ao ser realizado o teste, misturando agua à gasolina do posto a ser analisado, se o volume de agua resultante for maior do que o esperado (61 mL), significa q a gasolina é adulterada e contém mais álcool do que é permitido por lei.

2
Dislike0
User badge image

Antunino Teixeira Neto

Vamos lá. Nesse caso com 22% de  volume de alcool, sobre o volume de gasolina, quer dizer que a cada 50ml da mistura (Alcool + Gasolina), 11 ml é de Alcool  (regra de tres : (22*50)/100). a) logo a fase de gasolina vai ser de 44 ml (11-50=44) e a fase alcool + gasolina vai ser de 61 ml (50+11=61); b)  se o valor da fase agua + gasolina for superior a 61ml, indica que a gasolina está aduterada, fora do que a lei manda, se for menor que 61 ml a gasolina está dentro da lei, se for igual a 61 ml está dentro da lei, no limite do permitido. Recomendo que você atualize esse dado de 22%, hoje já é permitido um acrescimo de 27% de alcool na gasolina. http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/03/mistura-de-etanol-na-gasolina-sobe-para-27-partir-de-16-de-marco.html  Espero ter tirado sua dúvida.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais