Buscar

, o escritor português estabelece uma analogia entre o Mito da Caverna de Platão e a condição do homem na contemporaneidade.

💡 5 Respostas

User badge image

Julio Cesar dos Santos

Saramago
0
Dislike0
User badge image

Ali arruda

não entendi bem a sua pergunta porém se for da atividade da semana 3 a resposta correta é 2 e 3...2 os concorrentes que aprisionam os homens das cavernas. 3 hoje é que estamos vivendo efetivamente na caverna de Platão....
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Filosofia da Educação.


O Mito da Caverna consiste em uma metáfora elaborado por Platão, importante filósofo grego. Em suma, trata-se de uma analogia para explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos e o esforço que é preciso para alcançar o verdadeiro mundo real, fundamento da razão.


O Mito da Caverna é uma história de que havia um grupo de pessoas que habita uma grande caverna. Todos estavam presos por correntes e eram forçados a cavar somente na parede que ficava ao fundo da caverna. Na caverna havia ainda uma fogueira em que refletia a sombra dos indivíduos na caverna e estes imaginavam que as sombras eram a realidade. Certo dia uma das pessoas se libertou e saiu para o mundo exterior. Foi assustado pela luz e pelo mundo exterior e desejou voltar para a caverna para compartilhar com os demais sobre o que viu. No entanto, os outros não acreditaram em suas histórias e o chamaram e o mataram para evitar que suas ideias atraíssem outras pessoas para os perigos da insanidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais