Buscar

É reconhecida a legítima defesa da honra ?

Em uma das minhas últimas aulas de penal III, meu professor deu como exemplo de legítima defesa a legítima defesa da honra, o marido que flagra sua esposa em adultério e a mata. Segundo ele, isso seria uma excludente de ilicitude do art. 25, CP. No meu entender isso não configura legitima defesa, além de descaracterizar os meios moderados, mas juridicamente falando, os tribunais aceitam essa tese, e pode ser causa de absolvição? Existe ou já existiu alguma decisão dos Tribunais nesse sentido? tal entendimento não seria demais conservador e machista para os dias atuais?

💡 3 Respostas

User badge image

Elievan Silva

Não, A legitima defesa da honra ja foi reconhecida no histórico do direito penal por alguns doutrinadores e ainda hoje pode-se encontrar alguns que defendem essa tese, também ja foi alvo de jurisprudência, porém hoje já não se pode ser aplicado e nem caracterizado como absolvição por excludente de ilicitude.

1
Dislike0
User badge image

Arícia Oliveira

Foi o que o imaginei, obrigado por me esclarecer Elivan.

0
Dislike0
User badge image

Elievan Silva

disponha!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais