Buscar

Materiais de construção Mecânica

Cite e descreva os principais tipos de Tratamento Térmico.

💡 1 Resposta

User badge image

José Gomes

Os mais comuns são: Recozimento, Têmpera, Revenimento, Normalização e Coalescimento.

Recozimento: O processo ocorre pelo aquecimento das peças, e o tempo em temperatura é calculado em função do tamanho da peça ou do lote, e o resfriamento em velocidades e condições adversas. 
Nos processos térmicos, o recozimento reduzir a dureza para ter uma maior usinabilidade das peças que irão ser construídas, existem alguns processos que necessitam de atmosfera controlada ou proteção, elas são mantidas em temperaturas relativamente baixas entre 550°C e 900°C. A temperatura é estipulada pelo tipo do aço que pode ser consultado em uma tabela do fabricante. O resfriamento é feito de maneira lenta, dentro do forno que foi aquecido ou na temperatura ambiente ou em caixas.

Têmpera: Tem o objetivo de elevar a dureza e a resistência dos aços. O tratamento termico (T.T.) consiste de 2 etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização. O esfriamento brusco visa obter a estrutura martensita.

Revenimento: Tem como função corrigir a tenacidade e a dureza excessiva, conseguindo o aumento da  tenacidade dos aços. Revenimento é o reaquecimento das peças temperadas (passaram pelo T.T. de têmpera), a temperaturas abaixo da linha inferior de transformação do aço. Dependendo da temperatura resulta em pequena ou grande transformação da estrutura martensítica.

Normalização: Tem como objetivo diminuir a granulação do aço, é um tratamento que refina a estrutura do aço, dando propriedades melhores que as conseguidas no processo de recozimento. Ele é feito em duas partes, o aquecimento que o tempo depende da espessura da peça em atmosfera controlada e resfriamento ao ar. É feito o aquecimento (austenização) a mais ou menos 900°C e o resfriamento é até  600°C. Na alteração de temperatura, a estrutura passa de austenita para perlita e ferrita. 

Coalescimento: T.T. de recozimento com a finalidade de se obterem os carbonetos na forma esferoidal, também conhecido como esferoidização. Utiliza-se em produtos que necessitem reduzir sua dureza, para poderem ser deformados plasticamente.

Existem outros T.T. de suma importância como cementação, carbonitretação, alivio de tensões, austêmpera...

Fontes: http://tratamentotermico.com/index-2.html

            https://www.cimm.com.br/portal/verbetes/exibir/558-coalescimento

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais