Buscar

Diferencie os tipos de medidas cautelares: arresto sequestro penhora e indisponibilidade de bens.

💡 5 Respostas

User badge image

Ana Carolina Candeo dos Santos Pimenta

Arresto é a medida cautelar que tem como finalidade apreender judicialmente bens penhoráveis que sejam indeterminados do patrimônio do devedor, para que sejam um garantia de "pagamento ou futura execução por quantia certa.

O sequestro, diferentemente do arresto é uma medida cautelar a qual consiste na apreensão de bem determinado, sendo este o objeto do litígio, para que seja assegurado a entrega do bem em bom estado, ao que vencer a demanda, assim, assegurando futura execução para entrega de coisa certa.

A penhóra é um ato executório, o qual visa o cumprimento da sentença/ execução por quantia certa; Este ato consiste em uma apreensão de um bem do devedor para que nele se cumpra o pagamento da dívida. Por isso, deve incidir em tantos bens quantos bastem para o pagamento do principal atualizado, juros, custas e honorários advocatícios. 

A indisponibilidade de bens é uma medida excepcional, a qual só pode ser conferida em caso comprovado de situação de perigo, sendo este justificável o receio de dilapidação do patrimônio ou desvios de bens. 

2
Dislike0
User badge image

Diego Soares

resposta perfeita.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O arresto é uma medida cautelar que visa assegurar a eficácia de futura execução por quantia certa. O sequestro protege execução para entrega de coisa certa. Diante disso, o arresto incide sobre quaisquer bens do demandado. O sequestro, sobre bem específico – daí a necessidade de se descrever, na petição inicial, o bem a ser sequestrado e o local em que se encontra.

Já penhora de bens acontece após o processo judiciário, no qual o ato judicial pode tomar um bem como forma de garantia ao credor de reaver os valores em causa. A indisponibilidade de bens é uma medida excepcional e só pode ser conferida no caso de ficar comprovada situação de perigo, quando é justificável o receio de dilapidação do patrimônio ou desvios de bens.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais