Buscar

O que é Nitrificação, desnitrificação, Amonificação ?

Estou fazendo um trabalho sobre Nitrogênio e os materiais que obtive foram poucos demais para o estudo desse trabalho, será que alguém ode me ajudar?

💡 5 Respostas

User badge image

Rayssa Lima

A nitrificação é um processo químico-biológico de formação de nitrito no solo pela ação conjunta de bactérias quimiossintetizantes nitrificantes, pela ação de conversão da amônia em nitrato, ocorrendo em duas etapas.

Já a desnitrificação é o fenômeno de transformação de nitratos e outras substâncias em gás nitrogênio (N2) pela ação de bactérias desnitrificantes. No solo, além das bactérias de nitrificação existem outros tipos, como as Pseudomonas denitrificans. Na ausência de oxigênio atmosférico, essas bactérias usam o nitrato para oxidar compostos orgânicos (respiração anaeróbia).

Por esse processo, uma parte dos nitratos do solo é remetida novamente à atmosfera na forma de gás nitrogênio, fechando assim o ciclo e equilibrando a taxa de nitrato no solo.

A desnitrificação pode ser representada pela reação: 

(glicose)                                                                     (gás nitrogênio)
5C6H12O6 + 24NO-3 + 24H+ → 30CO2 + 42H2O + 12N2 + energia

Amonificação

Grande parte do nitrogênio encontrado  no solo provém de materiais orgânicos mortos, nos quais existe sob a forma de compostos orgânicos complexos, tais como proteínas, aminoácidos, ácidos nucleicos e nucleótides.  Entretanto, estes compostos nitrogenados são, em geral, rapidamente decompostos em substâncias mais simples por organismos que vivem nos solos. 

As bactérias saprófitas e várias espécies de fungos são os principais responsáveis pela decomposição de materiais orgânicos mortos.  Estes microrganismos utilizam as proteínas e os aminoácidos como fonte para suas próprias proteínas e liberam o excesso de nitrogênio sob a forma de amônio (NH4+).  Este processo é denominado amonificação.  O nitrogênio pode ser fornecido sob a forma de gás amoníaco (NH3), mas este processo ocorre geralmente apenas durante a decomposição de grandes quantidades de materiais ricos em nitrogênio, como numa grande porção de adubo ou fertilizante.  Em geral, a amônia produzida por amonificação é dissolvida na água do solo, onde se combina a prótons para formar o íon amônio.

4
Dislike0
User badge image

Carlos Abreu

Olá Layla, simplificando, Nitrificação é Transformar (o amoníaco ou os sais amoniacais) em nitritos e depois em nitratos. 

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Nitrificação: Através de um fenômeno químico-biológico ocorre a formação de nitrito no solo. Essa transformação ocorre com o auxílio de bactérias quimiossintetiantes nitrificantes (como as Nitrosomonas e as Nitrobacter) que convertem a amônia em nitrato. Esse processo faz parte do ciclo do nitrogênio que garante a circulação desse composto entre o ambiente e os seres vivos.

Desnitrificação: Fenômeno oposto ao da nitrificação onde os nitratos são convertidos em gás nitrogênio (N2) através de bactérias heterotróficas anaeróbias facultativas (como as Pseudomas Denitrificans ou as do gênero Clostridium) em ambientes anaeróbicos. É através desse processo que o gás nitrogênio volta a atmosfera para recomeçar o ciclo.

Amonificação: Também chamada de mineralização, tem origem nos materiais orgânicos mortos que são a principal fonte de nitrogênio do solo. Através de organismos como fungos e bactérias saprófitas é feita a decomposição desses materiais que ao utilizarem as proteínas e os aminoácidos como fonte para suas próprias proteínas, liberam o excesso de nitrogênio sob a forma de amônio (NH4+). Em geral, a amônia produzida é dissolvida na água do solo e forma o íon amônio.

De modo geral, esses conceitos constituem fases do ciclo do nitrogênio. Após a amonificação proveniente da decomposição de materiais orgânicos, ocorre o processo de nitrificação por meio das bactérias nitrificantes que inserem nitrato no solo onde é utilizado pelos organismos vivos para (assimilação nas raízes das plantas) ou passa por um processo de desnitrificação e volta para a atmosfera.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais