Buscar

O QUE EXPLICA O CARÁTER ANALÍTICO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988?

💡 2 Respostas

User badge image

Claudio Cenamo

https://drive.google.com/drive/folders/0B74y2ZgTU6McWGVHY0l3dXVKZWM

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

As Constituições podem, dentre outras classificações, serem consideradas: analíticas ou sintéticas. Para tal classificação, o que é considerado é a constituição como um todo, e não cada uma de suas normas, traduzidas nos dispositivos constitucionais (artigos, parágrafos, incisos, alíneas).

Para uma constituição ser classificada como analítica, ela deverá ser mais detalhada, ou seja, normas mais específicas, traçando verdadeiras regras a serem seguidas tanto pelo legislador infraconstitucional, quanto por todos os operadores do direito, na aplicação e interpretação das normas jurídicas. Sendo assim, a constituição de 1988 pode ser considerada uma Constituição analítica. 

Já a constituição sintética, tem um maior grau de abstração, menor nível de detalhamento, e menor alcance em termos materiais (ou seja, menor conteúdo), tem menos normas, e menos detalhadas, permitindo um trabalho interpretativo maior do operador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais