Buscar

Que tipo de fibra muscular se observa na porção proximal e média do esôfago?

💡 1 Resposta

User badge image

Celso Bortoletto

O Esôfago ocupa primeiramente a parte anterior do pescoço, 5 atrás da traqueia. Desce, em seguida, para o tórax, passa entre ás dois pulmões, atrás do coração; chega ao diafragma, atra-vessa-o, entrando assim na cavidade abdominal, e lança-se imediatamente no estômago, por um orifício denominado cárdia. O comprimento total do esôfago é de cerca de 25 centímetros.

Na sua estrutura encontramos três túnicas, assim discriminadas de fora para dentro: 1) túnica muscular, formada de duas ordens de fibras: fibras externas, de direção longitudinal, e fibras internas, circulares; 2) túnica celulosa, ou média, de tecido conjuntivo; 3) túnica mucosa, com epitélio estratificado pavimentoso, semelhante ao da boca. As fibras musculares do esôfago são, na parte superior, estriadas; nos três quartos inferiores, lisas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais