Buscar

QUAIS ETAPAS CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO E BENEFÍCIO DE ENTENDER SUA FASE, SEGUNDO KOTLER E KELLER

SEGUNDO KOTLER E KELLER (2012) QUAIS AS ETAPAS DO CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO E QUAL O BENEFÍCIO DE ENTENDER A FASE EM QUE UM DETERMINADO PRODUTO SE ENCONTRA?

💡 1 Resposta

User badge image

Nayana Wonker

Introdução

Essa fase acontece desde o lançamento do produto até o momento em que as vendas começam a crescer. A produção ainda é pequena e requer investimentos em tecnologia, marketing, publicidade, embalagem e distribuição. Neste período há pouca ou nenhuma concorrência.

Dicas para o estágio de introdução

Para executar a introdução de um produto você deverá levar em consideração diversas questões, como: estudar as necessidades do consumidor, decidir a melhor maneira de produzir, atrair clientes, adotar a melhor estratégia para escalar as vendas, educar o mercado, escolher os canais de distribuição, trabalhar marketing e publicidade.

O preço geralmente é alto para recuperar os custos de produção. No entanto, você poderá adotar como estratégia um preço mais acessível, se o seu objetivo for construir uma demanda de forma rápida. Tudo dependerá do seu objetivo.

Crescimento

Aqui uma parcela do consumidor já tomou conhecimento do produto e enxergou nele algum valor. As vendas começam a aumentar e os lucros favorecem a produção em escala. Consequentemente, começam a surgir os primeiros concorrentes.

Dicas para o estágio de crescimento

O período de crescimento é favorável para aumentar o valor do produto e a preferência pela marca, aumentar o número de canais para atender a demanda crescente e investir em diferenciação para não perder a fatia de mercado, que já batalhou para conquistar na fase da introdução.

Maturidade

A etapa da maturidade é caracterizada pelo ápice das vendas e ao mesmo tempo a fase em que o produto, o lucro e a concorrência começam a se estabilizar ou diminuir gradativamente. Por isso, é preciso investir para se diferenciar e preservar o lucro, pois os concorrentes costumam fazer uma guerra de preços.

Dicas para o estágio de maturidade

Sem sombra de dúvidas, o maior desafio desse estágio é a concorrência. O que você deve fazer para se destacar no meio de muitos é oferecer um atendimento de excelência. Isso envolve cada detalhe: ter uma equipe preparada para ser uma espécie de amigo do consumidor, servir e encantar as pessoas, oferecer valor além do preço, criar um diferencial próprio.

Declínio

As vendas começam a cair e entram no estágio de declínio. O produto se torna obsoleto e pode ser rapidamente substituído pelo concorrente mais criativo. O início dessa fase marca o momento em que a empresa deve se organizar no sentido de avaliar como e quando retirar o produto do mercado sem sofrer perdas.

Dicas para o estágio de declínio

É preciso avaliar por quais motivos o produto entrou em declínio. Uma razão banal pode significar que é possível reverter à situação por meio de uma boa estratégia de marketing. Caso o motivo seja o lançamento de mercadorias mais modernas similares à sua, é necessário avaliar se existe a possibilidade de trabalhar alguma vantagem sobre o concorrente ou aceitar a morte natural do seu produto.

Segundo Philip Kotler, especialista em marketing, nem todos os produtos seguem a trajetória completa do ciclo de vida. Isso acontece, porque alguns definham antes mesmo de chegar à maturidade, em consequência de falhas na gestão. Por outro lado, outros podem passar rapidamente do estágio da introdução para a maturidade, se a estratégia de marketing for bem trabalhada e conseguir uma boa aceitação no mercado.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais