Buscar

Imperfeições nos sólidos

O limite de solubilidade do carbono nos aços é de aprox. 2%p. Explique porque a solubilidade em uma solução sólida intersticial é geralmente muito baixa.

💡 2 Respostas

User badge image

Bruna Pessoa

Solução Sólida:
São formadas quando átomos estranhos são adicionados à matriz, sem modificação da sua estrutura cristalina. Não há formação de novas estruturas e portanto, temos uma solução homogênea dos metais
A adição de átomos de impurezas a um metal irá resultar na formação de solução sólida < limite de solubilidade ou segunda fase > limite de solubilidade

Regras para solubilidade no estado sólido:

Regra 1: solução sólida substitucional ilimitada ocorre quando a diferença entre os raios atômicos dos componentes for menor que 15%. Se for maior que este valor, a solubilidade é limitada.

Regra 2: uma solução sólida com solubilidade extensa é mais provável quando os dois componentes devem ter a mesma estrutura cristalina.

Regra 3: um componente (A) tende a dissolver mais um outro componente (B) com valência maior que (A), do que com valência menor que (A). O ideal é que os dois tenham a mesma valência.

Regra 4: quanto menor a diferença de eletronegatividade entre os dois componentes, maior a possibilidade de formar solução sólida extensa.

0
Dislike0
User badge image

Julio C. Lourenço

Olá!

A solução sólida intersticial é geralmente muito baixa pois os átomos intersticiais devem "caber" nas posições intersticiais da rede cristalina. De maneira geral, as soluções sólidas intersticiais raramente ultrapassam em 10 % de átomos de impurezas.

Além disto, a presença de um átomo no interstício gera grande distorção na rede cristalina. Se, colocada uma quantidade grande destes átomos, logo, ocorrerá a formação de fase secundária. Desta forma, a solução intersticial possui limite de solubililidade baixo.

 

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Bons estudos!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais