Buscar

Exercicios de Bilogia molecular

14. Discuta a veracidade da seguinte afirmação: “A troca de uma base na molécula de DNA leva obrigatoriamente a uma substituição de aminoácido na cadeia polipeptídica”. Sua resposta deve contemplar as características do código genético, as características dos genes eucarióticos e as características dos genomas dos organismos eucarióticos.

15. A troca de um único par de bases em um gene estrutural levou a uma alteração de aminoácido na cadeia polipeptídica. Essa alteração vai afetar obrigatoriamente a atividade da proteína correspondente?

💡 1 Resposta

User badge image

Lucas Matheus Garcia

14: Errado. Pois o código genético é redundante, ou seja, vários codons (trio de bases) servem para o mesmo aminoácido, sendo que normalmente a diferença entre esses codons ócorre na terceira (seguindo a ordem de leitura´5-´3) base.

15. Não necessáriamente, pois os aminoácidos são divididos em grupos de acordo com suas cargas e se dissolvem ou não, Por isso pode existir alteração do aminoácido que interfere pouco na proteína.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais