Buscar

O Produto Interno Bruto (PIB) tem três diferentes óticas de mensuração do produto da Economia, quais são elas:

💡 23 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Antes de respondermos a questão, é importante entendermos o que é Produto.

Produto é a mensuração de bens e serviços produzidos num determinado período de tempo, seja dentro de um determinado território (Produto Interno), seja por residentes deste território em todo o planeta (Produto Nacional).


O PIB de determinada região é dado pelo valor de mercado de toda a produção de bens e serviços de determinada região em determinado período de tempo – ou seja, para podermos somar bananas e laranjas precisamos ponderá-las pelos seus preços e não somar suas quantidades.


As três óticas de mensuração do PIB são:

Ótica do Produto: Pode ser obtido pela soma do valor bruto da produção menos o consumo intermediário, ou soma do valor adicionado ou soma dos bens finais.

Ótica da Renda: Chamamos de rendas as remunerações dos fatores de produção. Esses são o trabalho, o capital e a terra, ou seja, salários+lucros+juros+aluguéis.

Ótica da Despesa: calcula o produto a partir dos gastos realizados numa sociedade, sejam eles privados ou do governo, além do investimento bruto realizado. Uma característica importante a ser denotada é que, como nos gastos de consumo estão inclusos os produtos importados e excluídos os exportados, devem-se somar as exportações líquidas (exportações-importações), de modo a garantir o cômputo do que foi produzido no país, apenas.

Fonte:

https://introducaoaeconomia.files.wordpress.com/2010/03/gabarito-lista-3a.pdf

15
Dislike0
User badge image

Vander .

Ótica do produto, renda e despesa.

11
Dislike0
User badge image

Dinho Leal


Ótica do Produto, Renda e Despesa;

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais