Buscar

licenciamento efetuado por órgão federal

quando o licenciamento for efetuado pelo órgão federal, há possibilidade do orgão estadual ou municipal embarcar a obra ou atividade?

💡 2 Respostas

User badge image

Helena Hammes

Olá! A competência para licenciar é definida na LC 140 e é individual. Não pode haver licenciamento de uma atividade por dois entes da federação. Contudo, a fiscalização é compartilhada. No caso de omissão do ente federal ou, ainda, no caso de o estado ter presenciado um dano ambiental, pode tomar providências preventivas, como o caso de um embargo de obra, haja vista que não pode se mostrar omisso frente a um dano ambiental. Mas o ente responsável deve ser imediatamente comunicado.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Sim, é possível que órgão ambiental estadual ou municipal embargue obra licenciada por órgão federal. Embora excepcional, é possível. Nessa linha, Fabiano Melo ensina:

“O art. 17 da LC nº 140/2011 trouxe novidades para o exercício do poder de polícia ambiental em obras e atividades licenciadas ou autorizadas. A principal delas é que o órgão competente para o licenciamento ou autorização será o responsável pela fiscalização, com a lavratura do auto de infração e a instauração do processo administrativo ambiental.

É o que dispõe o art. 17, caput, da LC nº 140/2011, in verbis: “compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme o caso, de um empreendimento ou atividade, lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo para a apuração de infrações à legislação ambiental cometidas pelo empreendimento ou atividade licenciada ou autorizada”.

Como se vê, a LC nº 140/2011 estabeleceu, como regra, que a fiscalização – e a eventual lavratura de auto de infração ambiental e instauração do processo administrativo – é de competência do órgão ambiental licenciador.

Em outras palavras, quem licencia, fiscaliza!

Não obstante a regra geral de fiscalização vinculada ao ente licenciador, o legislador dispôs que, “nos casos de iminência ou ocorrência de degradação da qualidade ambiental, o ente federativo que tiver conhecimento do fato deverá determinar medidas para evitá-la, fazer cessá-la ou mitigá-la, comunicando imediatamente ao órgão competente para as providências cabíveis” (art. 17, § 2º, LC nº 140/2011).

Em situações de iminência ou ocorrência de degradação ambiental, nada obsta a ação fiscalizatória do órgão ambiental do ente federativo que primeiro tiver conhecimento do fato. A assunção de medidas imediatas para se impedirem eventuais degradações e danos ao meio ambiente não pode prescindir da cooperação de todos os órgãos responsáveis pela qualidade ambiental no País, pois o federalismo cooperativo do art. 23 da Constituição Federal é o norteador da fiscalização ambiental.

(...)

Isto é, não há que confundir competência licenciatória com competência fiscalizatória. Contudo, em se tratando de – frisa-se – licenciamento e autorização ambiental, a LC nº 140/2011 estabelece uma racionalidade na condução dos procedimentos decorrentes do exercício da competência comum de fiscalização, sem, com isso, obstá-la.

Dentro dessa lógica, o órgão ambiental que possuir conhecimento da degradação ao meio ambiente deverá tomar as medidas para evitá-la, fazer cessá-la ou mitigá-la por meio, por exemplo, do embargo da obra ou atividade, evitando-se, assim, maiores impactos ambientais e eventuais desdobramentos. Com a adoção de providências acautelatórias ou de mitigação e após a imediata comunicação ao órgão competente, encerra-se a participação do órgão ambiental que primeiro tomou conhecimento da degradação, iminente ou em curso.” (Direito Ambiental. 2ªed. e-book. pgs. 279-280)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais