Buscar

fato gerador

O fato gerador do tributo:

 

 


Alternativas:

  • É um termo utilizado pela legislação, tanto para descrever uma hipótese legal como a um fato concreto.    

  • não coincide com o a hipótese de incidência tributária.

  • não se confunde com o termo fato jurídico tributário.  

  • É somente o fato concreto ocorrido em perfeita consonância com a hipótese legal.    

  • É somente aquela situação prevista em lei que pode acarretar a incidência tributária.    

 

💡 1 Resposta

User badge image

DLRV Advogados

A hipótese de incidência é a descrição legal do fato, como sendo passível de tributação.

Já o fato gerador é a ocorrência deste fato, legalmente descrito.

Segundo o Professor Hugo de Brito Machado, "A expressão hipótese de incidência designa com maior propriedade a descrição, contida na lei, da situação necessária e suficiente ao nascimento da obrigação tributária, enquanto a expressão fato gerador diz da ocorrência, no mundo dos fatos, daquilo que está descrito na lei. A hipótese é simples descrição, é simples previsão, enquanto o fato é a concretização da hipótese, é o acontecimento do que fora previsto.”

Segundo Sabbag, "fato gerador ou ‘fato imponível', nas palavras de Geraldo Ataliba, é a materialização da hipótese de incidência, representando o momento concreto de sua realização, que se opõe à abstração do paradigma legal que o antecede". 

Já a hipótese de incidência é a abstração legal de um fato, ou seja, é aquela situação descrita na lei cuja previsão é abstrata, tratando-se, pois, de uma "hipótese" que poderá vir a ocorrer no mundo dos fatos, e que, uma vez realizada, se concretiza como fato gerador. Sabbag, com a precisão didática que lhe é peculiar, afirma: "hipótese de incidência é a situação descrita em lei, recortada pelo legislador entre inúmeros fatos do mundo fenomênico, a qual, uma vez concretizada no fato gerador, enseja o surgimento da obrigação principal (...)".

Segundo Ricardo Alexandre, "para o surgimento do vínculo obrigacional, é necessário que a lei defina certa situação (hipótese de incidencia), que, verificada no mundo concreto (fato gerador), dará origem a obrigação tributária".

A legislação, no entanto, em seus artigos 113 e 114, utiliza o termo fato gerador para descrever tanto a hipótese de incidência legalmente prevista, bem como a sua ocorrência no mundo dos fatos.

"Art. 113. § 1º A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente."

"Art. 114. Fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais