- O art. 5º, I, CRFB, assegura o tratamento isonômico entre homens e mulheres. Entretanto, a própria Constituição da República encarregouse de estabelecer discriminações de gênero, a exemplo daquela proveniente do art. 40, § 1º, III, “a” e “b”, CF. Tendo-se em conta os métodos de interpretação da Constituição, qual o que auxiliaria o interprete a constatar a inexistência de contradição real entre as referidas normas constitucionais?
(a) o gramatical (b) o lógico (c) o sistêmico (d) o da proporcionalidade
vanderson da silva pereira
Há mais de um mês
Resposta correta é o sistemico.
Resposta correta é o sistemico.
Thiago Lima
Há mais de um mês
De acordo com as lições do eminente ministro Celso de Mello, não há contradição. inclusive um dispositivo justifica e ratifica o outro. O fundamento da compensação da mulher e dos negros, por exemplo é para que se equalize conforme os outros nesta sociedade.
Contudo, como se obter esta conclusão? Uma análise das diversas formas possíveis. Uma análise conjuntural da sociedade, da história, e da própria constituição que limita, por exemplo as idades para se votar. Se a igualdade fosse tratar os diferentes igualmente se estaria fazendo injustiça e crianndo desigualdade. Um padadoxixo. Mas a igualdade é tratar os desiguais desigualmente, na medida de sua desigualdade, para iguala-los.
Rafaela
Há mais de um mês
Alguém sabe a resposta dessa questão?