Buscar

Patrimônio de incapaz pode ser penhorado ? Fundamente.

Fulano, capaz, em 1999 se tornou empresário individual.

No ano de 2005, Fulano sofreu um acidente automobilístico e se tornou incapaz. Continuou sendo empresário por meio de representação legal feita por seu irmão.

O empresário individual assumiu uma dívida quando era capaz e a dívida venceu em 2006.

O patrimônioda empresa não foi suficiente para pagar a dívida.

Sabendo da confusão patrimonial existente no caso de uma Empresa Individual, é possível que sejam utilizados os bens pessoais de Fulano para pagar a dívida??? 

💡 4 Respostas

User badge image

Gesilaine Vasconcelos Rosa

Art. 701.  Quando o imóvel de incapaz não alcançar em praça pelo menos 80% (oitenta por cento) do valor da avaliação, o juiz o confiará à guarda e administração de depositário idôneo, adiando a alienação por prazo não superior a 1(um) ano. § 4 o   Findo o prazo do adiamento, o imóvel será alienado, na forma prevista no art. 686, Vl.  Se o incapaz tiver bens pode ser penhorado, salvo no caso de os frutos e rendimentos deste bens se destinarem a alimentos dos incapazes não poderão ser alienados. Porém compete ao Ministerio Publico intervir nas causas que a interesse de incapaz.

5
Dislike0
User badge image

CastrO

valeu!
1
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

Em regra, os bens e patrimônio do incapaz devem ser preservados. Entretanto, em situação de excepcional necessidade ou no caso da existência de vantagem para o incapaz, pode ser autorizada a penhora de seu patrimônio.

Como no caso há confusão patrimonial e pode ser interpretado que o incapaz se aproveitou pelo fato de ter contraído dívida por meio de atividade empresarial, poderá ser concedida a penhora sobre o patrimônio do mesmo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais