Buscar

Como calculo indicie de lucratividade

💡 3 Respostas

User badge image

Sthefany Santos Otoni

Cálculo Simples  

É importante estar porque vou ensinar como calcular o Índice de Lucratividade. Se for preciso, dá uma paradinha rápida na leitura para pegar a sua calculadora. O IL é a abreviação para esse indicador e pode ser encontrado através da razão entre receita total e lucro líquido, como você pode ver a seguir:

Antes de começar a calcular, é importante você saber que receitas são os valores adquiridos a partir de pagamentos recebidos pelos produtos e/ou serviços oferecidos e o lucro líquido é o valor obtido após o desconto de todos os custos, despesas e impostos. Assim, podemos ver esse valores a partir do DRE a seguir:

Agora que já sabemos o que são as receitas e lucro líquido e identificamos esses valores no DRE acima, podemos partir para o nosso cálculo. Vejamos:

Dessa forma, vemos que o exemplo dado possui uma rentabilidade de 169,68%, ou seja, essa é a capacidade da empresa em gerar lucro a partir das suas atividades operacionais. Você deve estar se perguntando porque eu multipliquei por x 100 o resultado do IL, certo? Você vai acabar percebendo que isso é bem comum quando se usa indicadores financeiros, pois facilita a interpretação do resultado e ajuda nas tomadas de decisão por trazer o resultado em porcentagem.
 

Cálculo Detalhado

Você pode perceber que a partir do cálculo anterior, foi bem simples encontrar o Índice de Lucratividade. Porém, essa fórmula não é suficiente quando queremos um valor mais preciso, ou seja, quando queremos avaliar de forma mais detalhada o ganho que uma empresa consegue gerar a partir de suas atividades. Por isso, grandes empresas e profissionais da área de finanças utilizam a fórmula a seguir:

A fórmula acima considera como numerador o fluxo de caixa somado ao valor residual do investimento, enquanto o denominador é o investimento propriamente dito. Para facilitar este cálculo, o ideal é você utilizar uma calculadora financeira. Aposto que você está se perguntando: E agora? Eu não tenho uma calculadora financeira! Fique calmo, existem aplicativos com a calculadora financeira que você pode baixar facilmente no seu celular. Mas mesmo sem uma calculadora financeira você consegue desenvolver o cálculo, só vai demorar um pouco mais! Outra maneira também é utilizar o Excel e caso você não tenha conhecimento deste software, pode começar aprender fazendo o nosso curso de Excel introdutório. Agora vamos para um exemplo prático, imagine a seguinte situação: Um projeto exigirá um investimento de R$ 80.000,00, ocorrido na data zero. Considerando um prazo de análise de 3 anos e uma taxa de 8% ao ano. O fluxo de caixa estimado será mostrado a seguir:

Esse projeto é recomendável ou não? A partir dos dados fornecidos nesse exemplo, vamos primeiro calcular o Valor Presente Líquido (VPL). Para isso, você precisa pegar os fluxos de caixa que estão projetados e trazer eles para o ano zero, sendo essa operação conhecida como fluxo de caixa descontado.

Dessa forma, temos destacado em vermelho o cálculo do fluxo de caixa descontado. Você olhou a imagem e mesmo assim não conseguiu entender como cheguei nesses valores? Calma! Vou fazer o cálculo de forma mais detalhada para que você possa entender e para chegar nos mesmo valores. Vejamos:

Agora que você realmente entendeu como calcular o fluxo de caixa descontado, consegue obter o Valor Presente, que nada mais é do que a soma dos valores encontrados anteriormente:

Com todas as informações em mãos, você é capaz de facilmente calcular o IL e saber se pode ou não recomendar o projeto, observe:

Assim, podemos ver que temos um Índice de Lucratividade de 171,96% quando multiplicamos por 100 para obter a porcentagem e podemos dizer que é um projeto recomendável por ter IL > 1. 

 

Espero ter ajudado!!!

Att. Sthefany.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Etapa 1: Em primeiro lugar, o investimento inicial em um projeto deve ser avaliado com base no requisito do projeto em termos de despesas de capital para máquinas e equipamentos e outras despesas que também são de capital.

Etapa 2: Agora, todos os fluxos de caixa futuros esperados do projeto precisam ser determinados. Em seguida, o fator de desconto deve ser calculado com base no retorno esperado atual de um investimento de risco similar. Agora, usando o fator de desconto, o valor presente dos fluxos de caixa futuros do projeto pode ser calculado.

Etapa 3: Finalmente, o índice de rentabilidade do projeto é calculado dividindo o valor presente de todo o valor futuro do fluxo de caixa do projeto (passo 2) pelo investimento inicial no projeto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais