Buscar

Quais são os tipos de placenta, no que se diferem e em que animais são encontradas?

💡 4 Respostas

User badge image

Isabella Francini


Placentas Indecíduas

Dizemos que uma placenta é indecídua quando durante a gestação, a mucosa uterina permanece intacta, continuando assim no momento do parto. 

Nesse caso, é como se as vilosidades do embrião se desencaixassem das vilosidades da mucosa uterina, portanto, não há hemorragia no parto. 

A placenta indecídua pode ser de dois tipos: difusa e cotiledonária.


Placenta Indecídua Difusa

Apresenta um grande número de vilosidades bem desenvolvidas e distribuídas uniformemente por toda a superfície do córion. Não ocorrem modificações no epitélio uterino, com isso, os vasos sanguíneos maternos e fetais, responsáveis pelas trocas de substâncias, ficam distantes. Este é o tipo de placenta que ocorre em cavalo, porco, camelo, entre outros.


Placenta Indecídua Cotiledonária 

Apresenta vilosidades agrupadas em pequenas saliências ou cotilédones. Ocorre a destruição do epitélio uterino no nível das vilosidades coriônicas, promovendo o contato direto entre o córion e o tecido situado abaixo da mucosa uterina. Assim, os vasos sanguíneos maternos e fetais se aproximam um pouco mais. Essa placenta ocorre em ruminantes.


Placentas Decíduas

Dizemos que a placenta é decídua quando a mucosa uterina é parcialmente destruída durante a gestação.

Nesse caso, a mucosa uterina se entrosa de tal modo com a placenta que acaba sendo expulsa junto com ela no parto, originando uma ferida superficial. Há hemorragia no parto.

A placenta decídua pode ser de dois tipos: zonária e discoide. 


Placenta Decídua Zonária

Possui vilosidades apenas em uma zona anular. O epitélio uterino e o tecido situado logo abaixo são destruídos pelo córion que envolve os capilares sanguíneos maternos. Isso faz com que os tecidos fetais e maternos fiquem intimamente ligados.

Essa placenta ocorre em carnívoros.


Placenta Decídua Discoide 

Possui vilosidades que se concentram em uma região em forma de disco. O córion penetra mais profundamente na parede uterina, destruindo o endotélio dos capilares maternos, formando lacunas de sangue. 

Mesmo com a formação de lacunas de sangue, não ocorre a mistura dos sangues destas com o sangue fetal. 

Porém, especialmente no momento do parto, pode haver rupturas e, consequentemente, a mistura dos sangues. Neste momento, dependendo da quantidade e das características sanguíneas, podem surgir problemas de incompatibilidade sanguínea, como a eritroblastose fetal.

Essa placenta ocorre em primatas, roedores e outros.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O tipo de placenta e a espessura da membrana ou barreira placentária estão intimamente relacionados com a passagem de substâncias da mãe para o feto.
Assim, existe uma relação clara, inversamente proporcional à espessura da placenta, na passagem transplacentária de certas substâncias. Os tipos são: placenta hemocorial, placenta endoteliocorial, placenta epiteliocorial e placenta sindesmocorial .
Endoteliocorial: em que o córion penetra no endométrio , chegando a tocar os vasos da mãe. É característico de animais carnívoros , como no gato, no cão ou no lobo.

Sindesmocorial: nele o epitélio da mucosa uterina permanece intacto, mas o trofoblasto entra em contato com o tecido uterino permitindo a passagem dos nutrientes necessários. Existe em ruminantes, como ovelhas.

Epiteliocorial: o córion toca ligeiramente o endométrio materno, mas não penetra, como é o caso da porca.

Hemocorial: o epitélio do feto estabelece contato com o sangue da mãe, como a dos humanos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais