Buscar

o que é exegese?

HD3

💡 3 Respostas

User badge image

Vítor S Renk

Exegese é uma forma de interpretação, mais precisamente a interpretação gramatical ou simplesmente literal. Não é dado ao interprete da lei uma interpretação extensiva, hermenêutica. A lei é expressão da vontade geral, é a salvaguarda da democracia, ela é que permite a igualdade de todos. O mundo sonhado pelos iluministas estaria fundamentado. Looke – “É no conteúdo da lei que estão os direitos fundamentais”. A dimensão axiológica não é mais considerada. Por esta perspectiva, o direito são as regras que o poder do estado impõe à sociedade.

A primeira escola do positivismo foi a escola da exegese, que instaurou um positivismo jurídico legalista. O direito passa a ser a lei, sendo esta sistematizada no código - Código civil Frânces, 1804, inaugura a Era do direito codificado. Visava uma interpretação meramente gramatical e literal da lei, por isso o nome.

 

0
Dislike0
User badge image

Luana Siqueira

Exegese é uma análise, interpretação ou explicação detalhada e cuidadosa de uma obra, um texto, uma palavra ou expressão.

Etimologicamente, este termo se originou a partir do grego exégésis, que significa “interpretação”, “tradução” ou “levar para fora (expor) os fatos”.

Normalmente, a exegese é utilizada para a interpretação e explicação crítica de obras artísticas, jurídicas e literárias, principalmente os textos de cunho religioso.

0
Dislike0
User badge image

Agatha H Sellmer

É uma interpretação ou explicação crítica de um texto, sempre de um texto religioso

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais