Buscar

O que são esporos? Em quais condições são produzidos?

O que são esporos? Em quais condições são produzidos?

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Henrique Viana Pinto

Esporos são formações celulares exclusivas das bacterias. Caracterizam-se por serem estruturas desidratadas que apresentam parede celular espessa, o que confere resistência e defesa mediante à eventuais advesidades do meio em que se encontram, como por exemplo, a presença de substâncias químicas e temperaturas desfavoráveis. Quando o meio volta a ser propício ao desenvolvimento bacteriano, as células bacterianas retornam ao seu estado padrão. Vale salientar que, os esporos bacterianos somente são destruídos mediante processos de esterilização, sejam eles métodos físicos ou químicos.

5
Dislike0
User badge image

Camila Gomes

Esporos são estruturas altamente resistentes que são formadas em resposta as condições adversas por meio de dois gêneros gram-positivos: o (1)gênero Bacillus, inclui o agente antraz e o (2) o gênero Clostridium , que inclui os agentes do tétano e do botulismo.  A formação de esporos ocorre quando os nutrientes, como fontes de carbono e nitrogênio, são escassos. Os esporos são formados no interior da célula e contém DNA bacteriano, uma pequena quantidade de citoplasma, membrana celular, peptideoglicano, pouquíssima água e, o mais importante, um revestimento espesso semelhante à queratina, responsável pela acentuada resistência do esporo ao calor, À radiação e a compostos químicos.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Question Icon

Quem tem o papel homólogo ao ácido teicóico nas Gram negativas?

2ª Ciências Odontológicas Articuladas

NEWTON PAIVA

User badge image

Fabricia Ribas

Question Icon

Sobre as fímbrias, responda

1ª Ciências Odontológicas Articuladas

NEWTON PAIVA

User badge image

Fabricia Ribas