A maior rede de estudos do Brasil

A redução da maioridade penal pode ser considerada inconstitucional?


3 resposta(s)

User badge image

Matheusvarela

Há mais de um mês

Sim, de acordo com o Art. 228. São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial.
Sim, de acordo com o Art. 228. São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial.
User badge image

Gabriela Gattulli

Há mais de um mês

Sim, pode ser considerada inconstitucional. Entretanto, tal questão ainda é extremamente controvérsia. Destaco aqui a opinião do procurador de justiça do Paraná, Olympio de Sá, durante a audiência pública no Senado que debateu a PEC da redução da maioridade penal, em tramitação na CCJ. Segundo o procurador fere direitos constitucionais ao tentar alterar uma cláusula pétrea, a que trata de direitos fundamentais. Além de não poder ser admitida em sua constitucionalidade, a proposta peca no mérito, em sua opinião.

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Eric Bezerra, já informou que a entidade acionará o Supremo Tribunal Federal (STF) caso a medida seja aprovada.

- Fica claro perceber que o adolescente brasileiro não precisa de prisões, nem de ser colocado no mesmo patamar de adulto, mas sim de políticas sociais que o coloquem no rumo correto de em sua vida pessoal e profissional – opinou.

A coordenadora do Programa Justiça Sem Muros do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania, Raquel da Cruz Lima, afirmou que qualquer proposta que tente reduzir a maioridade penal seria inconstitucional e também desrespeitaria tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, como a Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança e o Marco Internacional da  Proteção dos Direitos da Criança.

O argumento é que com base no art.60, parágrafo 4º,IV da constituição:

Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

§ 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

I - a forma federativa de Estado;

II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

III - a separação dos Poderes;

IV - os direitos e garantias individuais.

Ademais, os especialistas baseiam se no entendimento no qual os direitos e garantias individuais protegidos não se encontram apenas no artigo 5º, da Lei Fundamental, mas por todo o texto da Carta, e até fora dele, conforme o § 2º do artigo 5º. Sendo assim, o seu artigo 228 conteria um direito fundamental que, como tal, não poderia ser restringido sem violar as limitações materiais ao exercício do poder constituinte derivado. Em síntese este é o argumento pela inconstitucionalidade da PEC 171.

Art. 228. São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial.

User badge image

Míriam Bitencourt

Há mais de um mês

Como direito fundamental e princípio da proteção integral da criança e do

adolescente, torna-se inconstucional a redução da maioridade penal,

visto que está previsto no Art. 228 da Constuição Federal, a qual

estabelece como direito fundamental, que os menores de 18 anos

(ulizado como critério biopsicossocial para denir a idade de 18), são

penalmente inimputáveis, e devem responder através do ECA (Estatuto da

Criança e do Adolescente).

Tal denição possui redação similar no argo 104 do ECA e no argo 27 do

código penal brasileiro,



Essa pergunta já foi respondida!