Buscar

Quais são as principais funções do bulbo?

Quais são as principais funções do bulbo?

💡 2 Respostas

User badge image

Denis Bulhoes

¢O bulbo tem forma de um cone, cuja extremidade continua caudalmente com a medula espinhal. O limite superior do bulbo é o sulco bulbo-pontino, e inferior é o forame magno.

    No bulbo encontramos as pirâmides bulbares, as quais contém feixes descendente do tracto córtico-espinhal. Na parte caudal do bulbo, as fibras deste tracto cruzam obliquamente  e constituem a decussação das pirâmides. É devido à decussação das pirâmides que o hemisfério cerebral direito controla o lado esquerdo do corpo e o hemisfério cerebral esquerdo controla o lado direito.

    No bulbo localiza-se o centro respiratório, muito importante para a regulação do ritmo respiratório. Localizam-se também o centro vasomotor e o centro do vômito. O bulbo é também extremamente sensível a certas drogas, uma dose excessiva de narcótico causa depressão do bulbo e morte porque a pessoa para de respirar.

2
Dislike0
User badge image

GUSTAVO MARTINS ZACARON

qual é a função do bulbo e do cérebro

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais