Buscar

Sistema Nervoso Entérico

💡 2 Respostas

User badge image

Bruna Casagrande

No Sistema Nervoso Autonomo (sistema involuntário) é dividido em tres:

- Simpático, originam-se na porção toracolombar da medula, resposta de luta/ fuga, estimulante, é produzido pela liberação de adrenalina.

- Parassimpático, originam-se do tronco cerebral e da medula espinhal sacra, é o posto do sistema simpático, é produzido pela liberação de acetilcolina.

- Entérico, estão nos plexos do distema gastrointestinal. 

0
Dislike0
User badge image

Patrick Alves

Para transformar comida em energia, seu corpo precisa fazer muito esforço, com vários órgãos trabalhando juntos. Por isso, nosso cérebro foi projetado de um jeito que ele passa para o SNE a maior parte do controle da digestão.

O SNE é bem mais simples do que o cérebro. Ainda assim, é extremamente complexo. Acredita-se que, nos humanos, ele possui de 200 milhões a 600 milhões de neurônios. Essa rede de neurônios está presente em todo o sistema digestivo. Os cientistas acham que, se o trabalho do SNE fosse feito no cérebro, os nervos seriam grossos demais. É por isso que o livro O Segundo Cérebro diz: “É mais seguro e mais conveniente deixar que o [sistema digestivo] tome conta de si mesmo.”

Para digerir alimentos, o corpo precisa produzir várias misturas químicas específicas na hora certa, e elas precisam ser transportadas para o local exato. É com razão que o professor universitário Gary Mawe diz que o sistema digestivo é como “um laboratório químico”. As operações químicas na nossa barriga são tão complexas que nos deixam impressionados! Por exemplo, a parede do intestino tem células que agem como detectoras químicas, ou receptoras de sabores. Elas identificam os componentes químicos dos alimentos que você come. Com base nessas informações, o SNE aciona as enzimas corretas que seu sistema digestivo vai precisar para quebrar a comida em partículas bem pequenas. Assim, seu corpo consegue absorver os nutrientes dos alimentos. Além disso, o SNE tem um papel muito importante em medir a acidez e outras propriedades químicas das partículas de comida. A partir daí, ele adapta as enzimas necessárias para a digestão.

O sistema digestivo é como uma fábrica, com uma linha de produção controlada principalmente pelo SNE. Seu “segundo cérebro” faz a comida se movimentar ao longo do sistema digestivo, como se ela estivesse na esteira transportadora de uma fábrica. O SNE orienta as contrações dos músculos do sistema digestivo, ajustando a força e a frequência delas de acordo com a necessidade.

O SNE ajuda também a proteger o nosso corpo. As coisas que comemos muitas vezes contêm bactérias que podem nos prejudicar. É por isso que nossa barriga abriga 70% a 80% dos linfócitos, células essenciais para o sistema de defesa do corpo. E o que acontece se você come alguma coisa que contém muitos organismos prejudiciais? Para proteger seu corpo, o SNE provoca fortes contrações para expulsar a matéria contaminada por meio de vômito ou diarreia.

 O SNE E O CÉREBRO

O SNE e o cérebro parecem funcionar de forma independente. Mas esses dois sistemas nervosos estão sempre se comunicando. Por exemplo, o SNE ajuda no controle de hormônios que dizem ao cérebro quando e quanto você deve comer. As células nervosas do SNE avisam o cérebro quando você está satisfeito. E, se você comer demais, elas podem fazer você sentir vontade de vomitar.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais