Buscar

Caso 3 Penal I

💡 2 Respostas

User badge image

kassiano

1) Maria, que já vive em união estável com Marcos a 6 anos, para pagar uma dívida sua pega na carteira do companheiro uma quantia de R$ 500,00 reais. Sabendo do ocorrido, Marcos, sentindo-se traído, registra o furto na delegacia. Considerando que o art. 181 do Código Penal prevê o perdão judicial para os crimes contra o patrimônio quando praticados por cônjuge, ascendente ou descendente e, embora o companheiro não seja cônjuge, a própria lei civil equipara a união estável ao casamento, Maria poderá ser beneficiada? Fundamente sua resposta segundo o conteúdo da presente aula.

Resposta: Ela vai ser beneficiada sim, pois o tempo de convivência com Marcos já qualifica como união estável, pois de acordo com o art.181, §1 do código penal, prevê que é isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos do cônjuge, na constância da sociedade conjugal. 

2) Fábio, funcionário de uma empresa pública, recebe de seu superior, Alexandre, a atribuição de realizar o pagamento dos empregados da referida empresa. Ao perceber a vultosa quantia à sua disposição, Fábio, auxiliado pelo bancário Luiz, decide desviar parte do valor, depositando-o em sua conta corrente. Sendo certo que o dolo de apoderar-se da referida quantia surgiu no momento em que Hélio a teve à sua disposição e, portanto, posteriormente à concessão da referida atribuição. Ante o exposto, surge o denominado conflito aparente de normas entre os delitos de apropriação indébita, previsto nos art. 168, caput e §1°, III e peculato, art. 312, caput, ambos do Código Penal. Com base nos estudos realizados sobre o tema, solucione o caso concreto de modo a tipificar corretamente a conduta de Fábio indicando o princípio a ser adotado.

a) responderá apenas pelo art. 168 do CP

b) responderá pelo art. 168 e pelo 312 do CP

c) responderá apenas pelo art. 312 do CP

d) não responderá criminalmente pelo princípio da subsidiariedade

 

3) Segundo os estudos da presente aula, marque a opção correta quanto à norma penal em branco:

a) é uma norma incompleta que precisa de outro ato normativo para integrá-la

b) é uma norma incompleta que exige a interpretação analógica

c) é uma norma clara e precisa

d) é uma norma permissiva que afasta o delito

0
Dislike0
User badge image

Amanda Ribeiro Nogueira

1)sim, uma vez qe no direito penal aplica-se a analogia para beneficiar o reu, a chamada analogia em bona partem ( analogia em favor do reu). 2)c 3)a
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais