Buscar

Libras

Mesmo em tempos onde a inclusão é extremamente abordada, muitas pessoas ainda identificam os surdos como sujeitos incapazes, deficientes. Historicamente fazem uso de termos pejorativos como surdo-mudo, mudinho e não conhecem os direitos desses sujeitos garantidos por lei, entre eles o modo como devem ser chamados. Portanto, os pesquisadores da área e mesmo os documentos normativos evidenciam que todo cidadão brasileira precisa ter acesso e conhecimento dos termos usados para identificar os sujeitos. Por meio do Decreto 5626/05, considerado o documento mais importante em relação a esses sujeitos, em seu artigo 2, surdos e deficientes auditivos são definidos, de modo que não cabe mais uso de termos pejorativos como surdinho, mudinho e outros com a desculpa de desconhecimento. Para respaldar essa afirmativa, destaque qual o termo a ser utilizado para o sujeito tanto no contexto educacional quanto social e justifique sua resposta em um texto de 10 a 15 linhas.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O termo adequado para chamar é somente de surdo. Quando o indivíduo tem surdez leve ou moderada é correto chama-lo de deficiente auditivo.

O uso do termo surdo-mudo é errado, pois significa admitir que todo surdo também é mudo e isso não é verdadeiro, pois esse termo diz sobre duas deficiências em apenas um nome.

O uso do termo surdinho também é errado, pois são usados por pessoas leigas e as vezes gera preconceito.

Em alguns casos, é possível que a pessoa também seja muda, pois ela pode ter nascido surda e não consegue reproduzir os sons, pois ela não os conhece.

É sempre importante saber identificar essas duas condições na pessoa e chamá-las adequadamente. E também a inserção da disciplina de Libras na formação de professores, para que cada vez mais as pessoas surdas consigam estudar e trabalhar sem problema na comunicação

1
Dislike0
User badge image

Paloma Thomaz

oi

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais