Buscar

O que sãoIntrons recompostos?

O que são íntrons recompostos e por que a sua existência confirma a sua existência confirma a teoria de que o RNA surgiu antes das proteínas?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O gene é um segmento de uma molécula de DNA que contém um código para a produção dos aminoácidos da cadeia polipeptídica e as sequências reguladoras para a expressão.

As sequências codificantes são chamadas de éxons. Elas são intercaladas por regiões não codificantes, chamadas de íntrons, que são inicialmente transcritas em RNA no núcleo, mas não estão presentes no mRNA final no citoplasma.


Sabendo disso, devemos lembrar que o RNA é uma molécula polimérica linear formada por unidades menores chamadas nucleótidos e carrega as instruções do DNA para montar a proteína, podendo atuar no armazenamento de informações e catalisar as reações químicas.

Logo, os introns são os trechos de RNA que são retirados durante o processo de splicing, um processo que remove os íntrons e junta os éxons depois da transcrição do RNA. Os introns podem estar localizados em uma ampla gama de genes, incluindo aqueles que geram proteínas, RNA ribossômico (rRNA) e RNA de transferência (tRNA).


Atualmente conhecemos 4 classes de íntrons. As classes irão variar de acordo com o tipo de recomposição de cada íntron, ou seja, de acordo com as diferentes formas que são removidos. Os íntrons do grupo I e II são auto-recombinantes e podem realizar sua própria remoção sem a ajuda de enzimas ou proteínas.

Já os íntrons do pré-mRNA são os mais conhecidos, porém não conseguem se auto remover. E por fim, os íntrons tRNA são encontrados nos genes de tRNA e seu mecanismo de recomposição está relacionado a enzimas que cortam e ligam o RNA.


Sendo assim, os introns recompostos correspondem aos introns do grupo I e do grupo II, pois realizam o processo de auto-splicing, ou seja, a molécula de RNA contendo introns pode rearranjar sua própria estrutura de modo a remover precisamente o intron e ligar os exons juntos na ordem correta.


Finalmente, a condição básica para a origem da vida é o surgimento de um polímero capaz de se autocopiar sem a ajuda de outras moléculas. Já se mostrou que o RNA capaz de fazer isso, mas provavelmente ele foi precedido por uma molécula mais simples.

Em consonância a isso, embora os introns não codifiquem produtos protéicos, eles são essenciais para a regulação da expressão gênica. O splicing alternativo de introns dentro de um gene atua para introduzir uma maior variabilidade de sequências proteicas traduzidas a partir de um único gene, permitindo que múltiplas proteínas relacionadas sejam geradas a partir de um único gene e um único transcrito de ARNm precursor.


Portanto, a teoria que indica que o RNA foi uma molécula que surgiu antes das proteínas, é aceita atualmente, pois as moléculas de RNA atuariam como catalizadores - promotores de reações químicas-, sendo capazes de copiar a si próprios.

1
Dislike0
User badge image

Karina Kristina Oliveira

O RNA é o precursor das demais moléculas, visto que certas sequências de RNA, chamadas íntrons, são capazes de acelerar reações químicas e, além disso, mostraram capacidade de fazer cópias de si mesmas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais