Buscar

O que é hipótese quimiosmótica?

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder a esta pergunta devemos colocar em prática o nosso conhecimento em Bioquímica.


Foi proposta em 1961 pelo químico britânico Peter Dennis Mitchell, que recebeu o prêmio Nobel de Química em 1978 pela Teoria Quimiosmótica, onde explica a produção de energia dentro das mitocôndrias. Clarificando esta teoria, o nosso corpo precisa de energia e essa energia vem de uma molécula chamada Trifosfato de Adenosina ou ATP, ou seja, ela armazena a energia necessária para o funcionamento correto do organismo. Para que seja possível a existência dessa molécula, torna-se necessário um processo de quimiosmose, que é o movimento de íons de hidrogênio (prótons) através da membrana no decorrer da respiração celular, ou seja, passam de uma região com mais íons de hidrogênio para outra com menos concentração de íons. No momento em que o hidrogênio tenta passar para o lado oposto da membrana, ele move-se pela enzima ATP Síntese, e a ativa. Dessa forma, ocorre a geração de ATPs e resultando na produção de energia.


Sucintamente, o processo de geração de energia processa-se no interior das mitocôndrias, e o movimento de íons de hidrogênio através da membrada consegue produzir a molécula ATP.

1
Dislike0
User badge image

Cristyane Limas

É o processo de produção de energia dentro das mitocôndrias.

0
Dislike0
User badge image

Luna Silva

hipótese quimiosmótica é o processo de produção de energia dentro das mitocôndrias. Ela explica como, criando um gradiente de prótons, você consegue produzir ATPs ”, afirma. Segundo ele, há dois atores nesse processo: a cadeia de elétrons e a ATP sintase.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image