Buscar

Psicologia da Personalidade

Existem áreas básicas do funcionamento humano que deveríamos esperar que uma teoria da personalidade abrangesse?

💡 4 Respostas

User badge image

Pedro Pascoal

Comportamento, hereditariedade, emocionalidade e temperamento.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Personalidade também se refere ao padrão de pensamentos, sentimentos, ajustes sociais e comportamentos exibidos de forma consistente ao longo do tempo que influenciam fortemente as expectativas, autopercepções, valores e atitudes. A personalidade também prevê reações humanas a outras pessoas, problemas e estresse.

A psicologia nomotética busca leis gerais que possam ser aplicadas a muitas pessoas diferentes, como o princípio da auto-realização ou o traço da extroversão. Psicologia idiográfica é uma tentativa de entender os aspectos únicos de um indivíduo em particular.

As áreas de foco da psicologia da personalidade incluem:

  • A construção de uma imagem coerente do indivíduo e dos principais processos psicológicos.
  • A investigação de diferenças psicológicas.
  • A investigação da natureza humana e psicológica das semelhanças entre os indivíduos.

Personalidade é um conjunto dinâmico e organizado de características que uma pessoa tem que influencia de forma única o seu ambiente, cognições , emoções , motivações e comportamentos em várias situações. A palavra "personalidade" tem sua origem na pessoa latina , o que significa máscara.

O estudo da personalidade tem uma história ampla e variada em psicologia com abundantes tradições teóricas. As principais teorias incluem as perspectivas de perspectiva disposicional (traço), psicodinâmica, humanística, biológica, comportamental, evolutiva e social. No entanto, muitos pesquisadores e psicólogos não se identificam explicitamente com uma certa perspectiva e, em vez disso, adotam uma abordagem eclética.

A pesquisa nessa área é conduzida empiricamente, como modelos dimensionais, com base em estatísticas multivariadas, como a análise fatorial, ou enfatiza o desenvolvimento teórico, como o da teoria psicodinâmica. Há também uma ênfase substancial no campo aplicado dos testes de personalidade. Na educação e no treinamento psicológico, o estudo da natureza da personalidade e seu desenvolvimento psicológico são geralmente revistos como um pré-requisito para cursos em psicologia anormal ou psicologia clínica.

0
Dislike0
User badge image

Anibal Carvalho Weil

Referente à avaliação da personalidade, assinale a alternativa correta (apenas uma está

correta):


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais