Buscar

O QUE É METODO DAS PARTIDAS DOBRADAS?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

De uma forma bem simples é um método que diz que para todo débito há um crédito e para um crédito um débito, mantendo assim a equivalência entre estas transações, ou seja, o valor lançado a débito tem que ter o mesmo resultado que o valor lançado a crédito.

Lembrando que a transação poderá ocorrer nos seguintes moldes:

1 conta débito + 1 conta crédito
1 conta débito + 1 ou mais contas crédito
1 ou mais contas débito + 1 conta crédito
1 ou mais contas débito + 1 ou mais contas crédito

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 

O método das Partidas Dobradas foi descrito pela primeira vez em 1494, na Itália, pelo frade Luca Pacioli no livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità” , que fala sobre um tratado da contabilidade no qual é enfatizado que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos e, desse modo, o método teve rápida difusão e foi universalmente aceito e adotado desde esta época, sendo hoje considerado um dos pilares da contabilidade moderna.


Ademais, este método diz que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito, ou seja, não há devedor sem credor correspondente e, assim, todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Desse modo, como é mais comum uma transação conter somente duas entradas, sendo uma entrada de crédito em uma conta e uma entrada de débito em outra conta, daí gera a origem do nome "dobrado".


Fonte: https:⁄⁄www.socontabilidade.com.br⁄conteudo⁄metodos.php

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais