Buscar

Qual a importância das aponeuroses?

💡 5 Respostas

User badge image

nando Monteiro

Têm uma função de suporte, não só protegendo os músculos, como também delimitando locas. Para se ter uma ideia da sua função, é conhecido de todos os cirurgiões que ao operam abaixo da aponeurose, se no final da cirurgia ela não for bem suturada e ficar uma pequena abertura, o músculo, quando contrair, fará hérnia através dessa abertura.

1
Dislike0
User badge image

nando Monteiro

e com relação ao conceito, caso seja útil:

As aponeuroses (do grego, απο, "afastado" e νευρον, "tendão") ou aponevroses são membranas achatadas de constituição semelhante à dos tendões, podemos encontra-las prendendo os músculos do tórax aos ossos da caixa torácica. Têm uma cor branco-nacarado, cujo aspecto é bem documentado durante a cirurgia. A sua espessura varia, mas, ainda que sejam finas, são muito resistentes. Como um invólucro ao redor dos músculos, as aponeuroses criam resistência e aderem à superfície da região do osso ao qual o músculo se prende, funcionando como um tendão mas de forma achatada.

 

São formadas por tecido conjuntivo denso e têm a característica de, tal como os tendões, serem pouco irrigadas.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As aponeuroses são mais ou menos densas e apresentam fibras em planos sobrepostos cruzados. As fibras longitudinais constituem o elemento elástico do músculo, ao passo que as fibras cruzadas absorvem solicitações decorrentes da expansão do volume. As aponeuroses têm importância fundamental na coordenação motora. É por meio das aponeuroses que as diversas contrações musculares se coordenam. Essas fibras em camadas sobrepostas possibilitam ao tecido desdobrar e enviar expansões. As aponeuroses também têm papel importante nas contrações musculares que enviam sangue para o coração. As aponeuroses garantem que a massa muscular aperte os vasos. As grandes aponeuroses de revestimento protegem o sistema vascular e nervoso subjacente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais