Buscar

Qual a diferença entre uma ação pública condicionada e uma ação pública incondicionada?

💡 3 Respostas

User badge image

Clemer Ribeiro

A Ação Penal é a chave que abre as portas para você resolver o problema de seu cliente. Neste artigo tratamos de uma porta específica: a Ação Penal Pública. Ela é dividida em duas: Penal Pública Condicionada e Penal Pública Incondicionada. Nos termos do artigo 257, I, do Código de Processo Penal, toda Ação Penal Pública é promovida, de forma privativa, pelo Ministério Público. Mas segundo o artigo 24 do Código de Processo Penal o Ministério Público atua de duas formas:

1) De forma incondicionada, quando age por seus próprios impulsos, sem necessitar de representação ou requisição; e

2) De forma condicionada, quando representação do ofendido ou requisição do Ministro da Justiça. Não há desistência após feita representação ou requisição.

1
Dislike0
User badge image

Sônia Martins

Obrigada pela, excelente, aula!
1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A diferença existente é que na ação penal pública condicionada é preciso a representação do ofendido ou requisição do Ministro da Justiça tanto para instaurar o inquérito policial quanto para o Ministério Público oferecer a denúncia. Já na Ação Penal Pública incondicionada não é necessário a representação do ofendido, sendo que nesse caso o delegado de polícia pode instaurar o inquérito policial de ofício e o Ministério Público denunciar desde que tenha elemento informativos suficientes para o início da ação penal. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais