Buscar

No Brasil todos são iguais perante a lei,porém essa igualdade é relativa.Qual o objetivo da relatividade da igualdade?

💡 2 Respostas

User badge image

Thiago Soares Ribeiro

A relatividade da igualdade se deve ao fato de que um direito de igualdade (isonomia) vai de encontro a outros princípios (como a equidade). Ou seja, o direito de um entra no direito do outro, o que se presume, relatividade. 

Observando apenas do ponto de vista tributário do direito, a igualdade é tratar de forma desigual os desiguais e igual os iguais, ou seja, o princípio da capacidade contributiva: quem pode mais, paga mais. Para isso, há alíquotas superiores. Um caso é o Imposto de Renda que trata de rendimentos pessoais. Desigualdade é tratar de forma igual pessoas que se encontram e níveis diferentes. 

Então, observa-se que relativizar a igualdade é tratar os iguais de forma igual, e os desiguais de forma desigual!

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

No Brasil, a Constituição Federal, previu o princípio da igualdade de forma expressa em seu art. 5º: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade […]”.

Entretanto, muitos doutrinadores diferenciam o princípio da igualde entre material e formal. A igualdade formal é aquela prevista na legislação brasileira, ou seja, prevista no art. 5º da Constituição Federal. O objetivo central é demonstrar que, perante a lei, todos são iguais. Ou seja, significa que a legislação nunca pode ser fonte de desigualdade entre as pessoas.

Já a igualdade material é a igualdade que deve ser praticada em nossa sociedade, isto é, é a igualdade que considera o que é possível ser realizado e as limitações, obstáculos e desafios. Significa que todos os cidadãos devem ser tratados de forma igual, sem diferenças, mas de acordo com as suas próprias limitações e dificuldades.

Então, quando se trata de pessoas iguais, é necessário garantir e preservar direitos, deveres e oportunidades iguais. Porém, em situações adversas ou quando as pessoas apresentam limitações próprias, devemos tratá-las de forma diferenciada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais