Buscar

Qual a importância da cetogênese?

💡 2 Respostas

User badge image

elton junior

Este processo que ocorre apenas no jejum prolongado ou em casos de diabetes, e faz proveito da anergia acumulada nos ácidos graxos, onde várias enzimas atuam reduzindo as gorduras de dois a dois carbonos formando o acetil-CoA, que converge para o Ciclo de Krebs, onde segue a via metabólica comum a obtenção de ATP. Este processo importante para suprir o organismo de energia,e até mesmo o cérebro, que é muito seletivo, acaba por fazer uso também desta fonte energética. 
No entanto, parte deste intermediário, pode dar origem a corpos cetônicos, acarretando em acidose metabólica, podendo causar a perda do sentido e até mesmo levar a morte. Uma das características do jejum prolongado e da formação dos corpos cetônicos, é percebido pelo cheiro de cetona que é exalado pelas pessoas que apresentam alto nível glicêmico e para aqueles que apresentam o jejum prolongado. 

 

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Introdução:

A Cetogênese é o processo de produção de corpos cetônicos pelo fígado durante um jejum prolongado ou quadro diabético. Nessa situação o organismo intensifica a lipólise visando aumentar a concentração de acetil-CoA dentro da mitocôndria. Ocorre no fígado onde está acontecendo, simultaneamente, a gliconeogênese.


 

 

Resolução:

A cetogênese é importante, pois constitui um mecanismo que permite ao fígado oxidar grandes quantidades de ácidos gordos e, ao mesmo tempo, converter parte dos ácidos gordos aí chegados num combustível utilizável pelo cérebro.


 

 

Conclusão:

A correta nutrição compreende as etapas do metabolismo, além da importância de se conhecer essas.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais