Buscar

O que é inflação monetária?

💡 5 Respostas

User badge image

Carolina Fialho Perez

 Inflação monetária ou inflação de demanda ocorre quando a moéda (meios de pagamento) cresce mais do que tem sido produzido (capacidade de produção ou capacidade de expansão da economia).A procura (demanda) por um determinado produto é maior do que é fabricado (oferta) então provoca aumento de preço.Exemplo:1000 pessoas querem comprar 800 quantidades fabricadas de um produto, o preço desse produto vai subir.Claro que para classificarmos de inflação de demanda ou inflação monetária tem de haver aumento persistente e generalizado dos preços de bens e serviços.

3
Dislike0
User badge image

flavia Carolina

Inflação refere-se a um aumento contínuo e generalizado dos preços em uma economia. Alguns economistas (como os da Escola Austríaca) preferem defini-la como um aumento no suprimento de dinheiro (expansão monetária). ... Dois dos exemplos mais comuns são a alta no preço da energia elétrica e a dos combustíveis.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

CONTEXTUALIZAÇÃO

Os preços que são determinados pelas funções de oferta e demanda dos mercados não funcionam de maneira estável na sociedade contemporânea. A previsão de tais preços pode ser realizada a partir de modelos econométricos, atividade que é utilizada ao máximo pelos principais Bancos Centrais globais. Todavia, ainda é possível que ocorram crises em que se perde boa parte da confiança e estabilidade em determinadas moedas devido aos movimentos de mudança de preços.


RESOLUÇÃO

A inflação monetária é um processo em que há variação positiva nos preços de determinada localização geográfica por um determinado período de tempo. Há diferentes pontos de vista sobre qual é o verdadeiro conceito de inflação porque esta é uma questão relativa: depende da base teórica (da escola de pensamento econômico) utilizada na análise. Mas pode-se estabelecer que as causas de qualquer processo inflacionário podem ser relacionadas por fatores de demanda, de oferta e por aqueles que se referem ao aspecto inercial da própria inflação. Resumidamente, inflação é um aumento de preços que pode ser analisado de diferentes formas, mas cujo significado pode variar, e muito.


CONCLUSÃO

A inflação monetária é um processo de variação de preços de uma determinada moeda. Geralmente se estabelece que a moeda é a moeda da região em que incide o processo inflacionário, e dá a entender que há alguma dinâmica de aumento de preços, o que, no fundo, reduz a renda real dos consumidores.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais