Buscar

Ação Revisional

UMA AÇÃO REVISIONAL DE BENEFÍCIO DO INSS.QUAL O FÓRUM COMPETENTE PARA AÇÃO SE A PESSOA RESIDE NO INTERIOR?

💡 2 Respostas

User badge image

Mariana J

 -

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

De acordo com o art. 109, I da Constituição Federal, compete à Justiça Federal processar e julgar as ações previdenciárias (sejam elas para a concessão do benefício ou para a revisão do mesmo). Caso, na comarca do interior, não exista Justiça Federal, pode ocorrer a delegação de competência para a Justiça Estadual. Nessa situação vale mencionar o art. 109, §§ 3º e 4º da Constituição:

Art. 109. Aos juízes federais compete processar e julgar:

(...)

§ 3º Serão processadas e julgadas na justiça estadual, no foro do domicílio dos segurados ou beneficiários, as causas em que forem parte instituição de previdência social e segurado, sempre que a comarca não seja sede de vara do juízo federal, e, se verificada essa condição, a lei poderá permitir que outras causas sejam também processadas e julgadas pela justiça estadual.

§ 4º Na hipótese do parágrafo anterior, o recurso cabível será sempre para o Tribunal Regional Federal na área de jurisdição do juiz de primeiro grau.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais