Buscar

História Contemporânea

Leia o excerto a seguir:

“Em um plano mais geral, o socialismo que realmente existiu não foi capaz, historicamente, de construir e de gestar uma alternativa ética, convincente, ao capitalismo. Seus valores mais centrais – igualitarismo, solidariedade, cooperação, coletivismo – além do fato de que não eram levados a sério pelas próprias elites socialistas, acabaram associados à ineficiência e à ditadura”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REIS FILHO, D. A. Crise e desagregação do Socialismo. O século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 183. 

A partir do texto e dos conteúdos trabalhados pelo livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as afirmativas a seguir, sobre as experiências do socialismo real:

I. Durante o governo stalinista, as práticas políticas se aproximaram do totalitarismo: para obter o controle total sobre o partido comunista e sobre o Estado, Stalin lançou mão de medidas como perseguições, julgamentos e execuções de seus opositores.
II. Entre as décadas de 1930 e 1950, inimigos do regime socialista na Rússia foram enviados para os gulags, campos de concentração, onde eram obrigados a desempenhar trabalhos forçados.
III. Apesar do embargo econômico ao qual Cuba foi submetida e do esfacelamento da União Soviética, o regime socialista cubano conseguiu um notório avanço industrial ao longo do século XX, que tornou possível sustentar sua economia socialista no interior do mundo globalizado.
IV. Na China, desde a sua implantação, o governo comunista conviveu com a democracia, tendo a tolerância religiosa como um de seus princípios. 

Estão corretas apenas as afirmativas:
 
A
I e II
B
II e III
C
III e IV
D
I e III
E
II e IV

💡 1 Resposta

User badge image

Duda Santiago

I e II

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais