Buscar

Física

Questão 1. Ao chegar em casa, você nota que o elevador está quebrado e que, por isso, terá de levar as compras pelas escadas. a) [3,0 pontos] Qual é o trabalho que suas pernas precisam realizar para elevar você e suas compras até o 5° andar a, aproximadamente, 15m acima do nível do andar térreo? Considere que sua massa é de 80 kg e as compras totalizam 10 kg e que, por simplicidade, você consiga subir com velocidade constante. b) [3,0 pontos] Qual é o trabalho realizado pela força da gravidade nesse mesmo processo? Considere, por simplicidade, que a aceleração da gravidade é de 10m/s2. Questão 2 [4,0 pontos] Imagine a colisão frontal perfeitamente inelástica entre um automóvel e um caminhão, ambos deslocando-se à velocidade de 8m/s (em sentidos opostos). Sabendo que as massas do automóvel e do caminhão são de 800 kg e 4000 kg, respectivamente, incluindo a massa dos motoristas (80 kg), e que a colisão dura 120 ms, qual é a intensidade da força média exercida pelo cinto de segurança sobre o motorista do automóvel? Dica: numa colisão totalmente inelástica, os dois corpos movem-se conjuntamente, como se fossem um só.

💡 2 Respostas

User badge image

laice moura

trabalho é força * distancia: como a massa da pessoa é de 80kg e a massa das compras que ele leva é de 10kg, sendo assim ele fica com 90kg no total de massa para subir as escadas, temos que:

t= f*d 

t=90*15= 1350

pela força da gravidade= 10m/s2, temos que:

1350*10= 13500

0
Dislike0
User badge image

Roberto Wagner Xavier

O trabalho realizado por uma força é diretamente proporcional a intensidade dessa força e ao deslocamento por ela provocado.

T = F·d

Onde,

F = força em newtons

d = deslocamento em metros

T = trabalho em joules

Assim, o trabalho exercido pelas pernas para erguer o peso total pode ser calculado da seguinte forma -

T = P(total) ·h

onde,

P(total) = m(total) ·g = (80 + 10)·10 = 900 N

h = altura = 15 metros

T = 900 ·15 

T = 13500 Joules

O trabalho realizado pela força peso será equivalente ao trabalho realizado pelas pernas-

T = 13500 Joules

Espero ter te ajudado!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais