Buscar

Outorgar e Promulgar, diferença entre essas duas palavras

Por mais que eu leia e tente entender, ou até mesmo traga para os dias atuais, eu ainda não tive a certeza da diferença dessas duas palavras, será que alguém poderia me ajudar?

💡 7 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Uma Constituição Outorgada é aquela imposta pelo governo, não há espírito democrático, as leis são elaboradas segundo a vontade de um ou de alguns detentores do poder. A primeira Constituição brasileira foi Outorgada e contou com a divisão dos poderes em Legislativo, Executivo e Judiciário.

 

Já a Constituição Promulgada forma-se a partir da vontade do povo. O povo escolhe representantes parlamentares que levam as vontades da sociedade (não às colocando totalmente a rigor) para a Assembléia Constituinte e as transformam em leis constitucionais. Esse tipo de constituição é própria do regime democrático. Nas palavras de Baumam: " [...] Todos precisamos ganhar controle sobre as condições sob as quais enfrentamos os desafios da vida - mas para a maioria de nós esse controle só pode ser obtido coletivamente. [...] ".

 

As constituições de 1824, 1937, 1967* e 1969 foram outorgadas, já as de 1893, 1934, 1946 e a atual (de 1988) foram promulgadas.

 

A constituição de 1967 proclamou-se promulgada, no qual recebeu poderes constituintes do movimento militar de 1964, o que é juridicamente inaceitável, portanto podemos dizer que ela foi semi-outorgada.

0
Dislike0
User badge image

Drika Khamyadri

em se tratando de constituição...

outorgar =é imposta por um grupo ou por uma pessoa, sem um processo regular de escolha dos constituintes, ou seja, sem a participação popular

promulgar= democrática ou popular (votada ou convencional): tem um processo de positivação proveniente de acordo ou votação. É delineada por representantes eleitos pelo povo para exercer o Poder Constituinte (exemplo: a Constituição de 1988).

10
Dislike0
User badge image

Roberto Snatos

De uma forma bem simples, OUTORGAR é conferir a alguém determinada atribuição. Ex: os poderes de Mário foram outorgados pelo juiz.... .... ...
1
Dislike0
User badge image

AUGUSTO FONTOURA DA MOTTA

PROMULGAR: tornar público, expedir, publicar oficilamente. 

 

OUTORGAR: conferir, dar. O imperador outorgou o título de Barão.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais