Buscar

Explique detalhadamente o funcionamento do eixo hipotálamo-hipófise ( todos os hormônios).

💡 4 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para responder esta pergunta devemos colocar em prática o nosso conhecimento sobre Fisiologia.


O eixo Hipotálamo – Hipófise – Adrenal (HHA) atua na regulação de respostas a circunstâncias adversas, modulando o metabolismo de carboidratos, proteínas, e lipídios, proporcionando excitabilidade do córtex cerebral, além de produzir efeitos anti-inflamatórios e supressão da resposta imune. As diversas atividades mediadas pelo eixo HHA ocorrem em resposta aos hormônios esteroides, estes secretados pela glândula adrenal. O Eixo HHA é ativado por estímulos estressantes, como o jejum, o que leva a liberação de corticotrófica (CRH) pelo hipotálamo (o controlador de todas as secreções hipofisárias), estimulando assim, a síntese e secreção de adrenocorticotrófica (ACTH) pela adeno – hipófise. Ao cair na corrente sanguínea, o ACTH passa a atuar no córtex adrenal, proporcionando a síntese e liberação de hormônios esteroides, como os glicocorticoides (GC), sintetizado na zona fasciculada.


Portanto, o hipotálamo e glândula hipófise formam uma unidade que exerce controle sobre a função de várias glândulas endócrinas periféricas, incluindo as adrenais. No hipotálamo, além dos elementos neurais característicos, encontramos neurônios peptidérgicos, especializados em secretar hormônios.

1
Dislike0
User badge image

Scheila Oliveira

o exino funciona através da ação de neurotransmissores 
https://www.passeidireto.com/arquivo/59217041/resumo-de-sistema-endocrino
https://www.passeidireto.com/arquivo/59217327/resumo-de-sistema-endocrino-parte-2

 

espero que os resumos ajudem

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta pergunta devemos colocar em prática o nosso conhecimento sobre Fisiologia.

Os hormônios desempenham um papel crítico no progresso e expressão de uma ampla série de comportamentos. Uma fachada da influência dos hormônios no comportamento é a sua potencialidade colaboração para a fisiopatologia dos transtornos psiquiátricos e para o mecanismo de atuação dos psicotrópicos, especialmente no stress maior. De todos os eixos endócrinos, o baluarte hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA) vem sendo o mais largamente estudado. Esse baluarte executa um papel necessário na resposta aos estímulos externos e internos, inclusive os estressores psicológicos. Anormalidades no ofício do baluarte HPA evidencia sido descritas em indivíduos que experimentam transtornos psiquiátricos.

Então, o hipotálamo e glândula hipófise formam um elemento que executa controle sobre a ofício de diversas glândulas endócrinas periféricas, inclusive as adrenais. No hipotálamo, além das generalidades neurais características, encontramos neurônios peptidérgicos, especializados em evacuar hormônios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais