Buscar

Quais são os métodos empregados no levantamentos planialtimetricos?

💡 2 Respostas

User badge image

Wildson Brito

Há 3 técnicas que podem ser empregadas para esses levantamentos:

1º Levantamento e Cálculo de Poligonais Fechadas;

2º Poligonal Enquadrada; e

3º Irradiação.

1
Dislike0
User badge image

Gabriel Soares

POR CAMINHAMENTO: Realizado percorrendo-se o contorno de um itinerário definido por uma série de pontos, medindo-se todos os ângulos, lados e uma orientação inicial. A partir destes dados e de uma coordenada de partida, é possível calcular as coordenadas de todos os pontos que formam esta poligonal.

Etapas:

1. Reconhecimento do Terreno: realiza-se a implantação de piquetes para a delimitação da superfície a ser levantada.

2. A figura geométrica gerada a partir desta delimitação recebe o nome de POLIGONAL (consiste em uma série de linhas consecutivas onde são conhecidos os comprimentos e direções, obtidos através de medições em campo)

* A poligonação é um dos métodos mais empregados para a determinação de coordenadas de pontos, além de ser o método que oferece maior confiabilidade aos resultados e são classificadas em: abertas ou fechadas.

Poligonal Aberta: parte de um ponto com coordenadas conhecidas e acaba em um ponto cujas coordenadas deseja-se determinar.

Poligonal Fechada: parte de um ponto com coordenadas conhecidas e retorna ao mesmo ponto (sua principal vantagem é permitir a verificação de erro de fechamento angular e linear.

 

IRRADIAÇÃO: consiste em, a partir de uma linha de referência conhecida, medir um ângulo e uma distância. É semelhante a um sistema de coordenadas polares. Neste método o equipamento fica estacionado sobre um ponto e faz-se a “varredura” dos elementos de interesse próximos ao ponto ocupado, medindo direções e distâncias para cada elemento a ser representado.

ERROS NOS LEVANTAMENTOS PLANIMÉTRICOS: Após realizados os levantamentos planimétricos, é necessário verificar se as medidas efetuadas estão isentas de erros grosseiros.

*2 casos a considerar:

1. Erros nas medidas angulares.

2. Erros nas medidas lineares

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais