Buscar

Como funciona o ciclo de krebs para oxidação de gordura?

💡 2 Respostas

User badge image

Emerson Moura

 

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As gorduras (ou triglicerídeos) no corpo são ingeridas como alimento ou sintetizadas por adipócitos ou hepatócitos a partir de precursores de carboidratos.

O metabolismo lipídico envolve a oxidação de ácidos graxos para gerar energia ou sintetizar novos lipídios a partir de moléculas constituintes menores. O metabolismo lipídico está associado ao metabolismo de carboidratos, pois os produtos de glicose podem ser convertidos em lipídios.

Para obter energia a partir da gordura, os triglicerídeos devem primeiro ser decompostos por hidrólise em seus dois componentes principais, ácidos graxos e glicerol. Esse processo, chamado lipólise, ocorre no citoplasma. Os ácidos graxos resultantes são oxidados por β-oxidação em acetil CoA, que é usado pelo ciclo de Krebs. O glicerol que é liberado dos triglicerídeos após a lipólise entra diretamente na via da glicólise como DHAP.

Como uma molécula de triglicerídeo produz três moléculas de ácido graxo com até 16 ou mais carbonos em cada uma, as moléculas de gordura produzem mais energia que os carboidratos e são uma importante fonte de energia para o corpo humano. Os triglicerídeos produzem mais que o dobro da energia por unidade de massa quando comparados aos carboidratos e proteínas.

Portanto, quando os níveis de glicose são baixos, os triglicerídeos podem ser convertidos em moléculas de acetil-CoA e usados para gerar ATP através da respiração aeróbica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais