Buscar

Qual as características genotípicas da bactérias?

💡 1 Resposta

User badge image

Marcio

Boa noite. Você quis dizer: classificação genotípica das bactérias?

1 - TAMANHO DE DNA

2 - ÍNDICE CITOSINA-GUANINA (C/G)

3 - HIBRIDIZAÇÃO DE DNA

4 - SONDAS MOLECULARES: 50 - 100 pb (pares de bases)

5 - SEQUENCIAMENTO DE DNA

6 - RIBOTIPAGEM: RNAr 16S

7 - ANÁLISE PLASMIDIAL.

CARACTERÍSTICAS GENOTÍPICAS: 

Genética bacteriana

 

            O genoma bacteriano é composto por apenas um cromossomo. Esse cromossomo é apenas uma molécula de DNA de dupla fita e circular. Se encontra enovelado no centro da célula, chamado assim de nucléoide.  Algumas bactérias podem apresentar dois cromossomos, mas são poucas; esse único cromossomo contém todos os genes necessários a sobrevivência da bactéria.

- Gene: trecho de DNA que codifica uma determinada proteína com uma função específica.

- Genótipo: é a seqüência de bases de um gene.

- Fenótipo: é uma proteína que exerce determinada função fisiológica.

 

- DNA: se esticado, teria em torno de 1mm de comprimento, para caber na célula bacteriana, ele se enovela. É uma estrutura em dupla hélice, formado por pares de bases nitrogenadas (adenosina, timina, citosina e guanina). Esses pares de base são unidos por pontes de hidrogênio (duas entre A-T e três entre C-G). Essas pontes são as responsáveis por dar resistência ao DNA.

O DNA bacteriano apresenta em torno de 4500 genes e por volta de 4 milhões de bases nitrogenadas.

- Replicação do DNA: é semi-conservativa e bidirecional. Por ação da DNA polimerase, uma das fitas é usada como molde, que ocorre em ambas as direções, sempre no sentido 5´3´. A replicação se inicia na origem de replicação, e termina no ponto de termino. Antes de iniciar a replicação, a topoisomerase desfaz a tensão na fita, que em seguida é aberta pela helicase.  Por fim, a primase adiciona um primer para que a DNA polimerase possa iniciar a replicação. Essa replicação ocorre de forma continua no sentido 5´3´ e descontinua no sentido 3´5´ (isso gera os fragmentos de okasaki, blocos de nucleotídeos que depois são unidos pela ligase.

- Tradução: feita nos ribossomos, como nos eucariotos.

- Plasmídeos: são pequenas moléculas circulares de DNA extra-cromossômicos que podem ser compartilhados entre as bactérias, e são responsáveis por funções não essenciais a célula, como por exemplo a resistência a anti-bióticos e a produção de toxinas (a E.coli que produz a colicina, que mata outras E.coli mas de outras cepas, ajudando assim na sua instalação).

São pequenos, contendo entre mil e 30 mil pares de bases. Podem ser presentes ou não, em uma ou em várias espécies bacterianas.

 

- Variabilidade genética bacteriana: pode acontecer por meio de mutações, por recombinação ou por transferência de DNA.

- Mutações: é qualquer alteração no código genético, que pode até levar a uma mudança de fenótipo. Sempre muda o genótipo. As mutações acontecem raramente, e de forma espontânea, onde por erro da DNA polimerase, uma base é posta aonde não devia. Pode-se aumentar essa freqüência de mutabilidade usando-se agentes mutagênicos (como raios ultra-violeta, raios-x e raios-gama)

            - Tipos de mutações: podem ocorrer por substituição de uma base nitrogenada, por inserção de uma nova base ou por deleção de uma já existente.

Elas podem ser misense ou nonsense: na primeira, se altera o aminoácido inserido mas não altera o fenótipo e na segunda, a alteração no aminoácido causa uma mudança de fenótipo.

- Recombinação: é a troca de fragmentos de DNA entre genomas. Essas recombinações podem ser homólogas ou não-homólogas.

            - Recombinações homólogas: a troca ocorre entre regiões com seqüências semelhantes.

            - Recombinações não-homólogas: a troca ocorre entre regiões com seqüências diferentes, com pouca homologia. Ex.: um vírus (um bacteriófago) com uma bactéria.

- Transferência de DNA: pode ser por transformação, conjugação ou transdução.

            - Transformação: a bactéria capta DNA livre direto do ambiente, mas somente bactérias com a membrana permeável ao DNA o fazem (bactérias competentes). Ex.: Streptococcus pneumoniae

            - Conjugação: Através de suas fimbrias, duas bactérias trocam material genético. O que não se sabe é se esse material genético passa por dentro da fimbria, ou se este serve apenas para aproximar as bactérias e a passagem se dá realmente por contato de membranas. Esse material genético é o plasmídeo.

            - Transdução: é a codificação de toxinas bacterianas por genoma viral. Os bacteriófagos podem ser de dois tipos. Os fagos líticos, que fazem seu ciclo normalmente, que termina com a lise da célula, e os fagos lisogênicos, onde seu material genético ao entrar na célula fica em um estado quiescente se o meio não estiver favorável a sua reprodução. Ao voltar a ativa, por erro na hora da separação do material genético, esses vírus carreiam com eles pedaços de material genético bacteriano. Dessa forma, eles disseminam material genético de uma bactéria a outra.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais