Buscar

Como ocorre a degradação dos aminoácidos?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Os aminoácidos são derivados da hidrólise das proteínas celulares, da degradação das proteínas ingeridas na alimentação ou da quebra das proteínas corporais. A maior parte dos aminoácidos é metabolizada no fígado.


Os processos de degradação dos aminoácidos convergem para as vias catabólicas centrais do metabolismo do carbono. Os esqueletos carbônicos dos aminoácidos, em geral, se encaminham para o ciclo do ácido cítrico. Entretanto, uma característica que distingue a degradação dos aminoácidos dos demais processos catabólicos é que todos os aminoácidos contêm um grupo amino.

Assim, cada via degradativa passa por um passo-chave no qual o grupo α-amino é separado do esqueleto carbônico e desviado para uma via especializada para o metabolismo desse grupo. Na maioria dos casos, o grupo amino é transferido para o α-cetoglutarato para formar glutamato. O glutamato é transportado para as mitocôndrias do fígado onde um grupo amino é liberado como NH4+ pela enzima glutamato desidrogenase. Depois da remoção dos grupos amino por transaminação, os esqueletos carbônicos dos aminoácidos sofrem oxidação em compostos que podem entrar no ciclo do ácido cítrico para ser oxidados até CO2 e H2O. Nessas vias, os co-fatores tetraidrofolato e S-adenosilmetionina facilitam as reações de transferência de unidades monocarbônicas e o co-fator tetraidrobiopterina facilita a oxidação da fenilalanina catalisada pela fenilalanina hidroxilase. Existem cinco intermediários por meio dos quais os esqueletos carbônicos dos aminoácidos entram no ciclo do ácido cítrico: acetil-CoA, α-cetoglutarato, succinil-CoA, fumarato e oxaloacetato.


Dessa forma, o catabolismo dos aminoácidos ocorre por meio de sua degradação oxidativa e contribui significativamente para a liberação de energia metabólica.

1
Dislike0
User badge image

Ari Linda

um processo de desaminação no fígado

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais