Buscar

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CONCURSO DE CRIMES FORMAL E MATERIAL?

DIREITO PENAL II

💡 3 Respostas

User badge image

Hellem Veras

CONCURSO FORMAL:Ocorre quando o agente mediante uma conduta (ação ou omissão) pratica dois ou mais crimes idênticos ou não. Exemplo: Fulano atropela três pessoas e elas morrem. Neste exemplo, nós temos três resultados idênticos diante de uma única conduta. 

CONCURSO MATERIAL:Ocorre quando o agente mediante mais de uma conduta (ação ou omissão) pratica dois ou mais crimes idênticos ou não. Exemplo: Fulano, armado com um revolver, atira em Cicrano e depois atira em Beltrano, ambos morrem. Neste exemplo, há duas condutas e dois resultados idênticos.

3
Dislike0
User badge image

Hugo Canto

Complementando sua ótima explicação Hellem

O CONCURSO FORMAL subdivide-se em FORMAL PRÓPRIO e FORMAL IMPRÓPRIO

FORMAL PRÓPRIO, NORMAL OU PERFEITO O agente produziu dois ou mais resultados criminosos, mas não tinha o desígnio de praticá-los de forma autônoma.

Por exemplo, João atira para matar Maria, acertando-a. Ocorre que, por culpa, atinge também Pedro, causando-lhe lesões corporais. João não tinha o desígnio de ferir Pedro. Aplcia-se a pena pelo sistema de exasperação, tomando-se a pena mais grave aplicando agravantes de acordo com os demais crimes.

FORMAL IMPRÓPRIO, ANORMAL OU IMPERFEITO o agente, com uma única conduta, pratica dois ou mais crimes dolosos, tendo o desígnio de praticar cada um deles (desígnios autônomos)

Por exemplo, Jack quer matar Bill e Paul, seus inimigos. Para tanto, Jack instala uma bomba no carro utilizado pelos dois, causando a morte de ambos. Jack matou dois coelhos com uma cajadada só.

Tanto no CONCURSO MATERIAL, quanto no CONCURSO FORMAL IMPRÓPRIO a pena pelo sistema de cúmulo material, em que avalia-se a pena de cada conduta e as soma.

1
Dislike0
User badge image

Drika Khamyadri

Material: mediante pluralidade de ações/conduta=pluralidade de resultados,  comete-se vários crimes identicos(homogêneo) ou não identicos(heterogêneo), as penas são somadas.

 

Formal: uma ação= pluralidade de crimes, a pena pode receber o beneficio da exasperação, onde será aplicada a pena do crime mais grave com aumento.

formal perfeito= quando o agente pretendia  praticar apenas um crime e com apenas uma ação ou omissão dá causa a mais de um crime.

 formal imperfeito =quando, por uma ação há intenção de desígnios autônomos para cada crime. Neste caso, as penas poderão ser somadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais