Buscar

qual é a diferença entre mandado de injunçao e e mandado de segurança ?

💡 3 Respostas

User badge image

Tainara Manrich

mandado de injunção é uma garantia constitucional, é uma ação constitucional usada em um caso concreto, individualmente ou coletivamente com a finalidade de o poder judiciario dar ciencia ao poder legislativo sobre a audencia de norma regulamentadora.

mandado de segurança é um tipo de ação juridica usada para proteger um direito que tenha sido violado ou esteja sob ameaça por um abuso de poder praticado por uma autoridade pública.

1
Dislike0
User badge image

Matheus Schio

obrgddd
1
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

Inicialmente, é importante perceber os dispositivos legais sobre a matéria:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

 LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

 LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;

Mandado de Segurança:

A regulamentação específica do Mandado de Segurança pode ser encontrada na lei 12.016/09.  

O mandado de segurança é a ação jurídica que tem como objetivo proteger um direito que tenha sido violado ou que esteja sob ameaça por uma autoridade pública. É utilizado para garantir um direito líquido e certo do indivíduo, não amparado por outros remédios constitucionais. O direito líquido e certo é o direito que pode ser facilmente comprovado. O mandado de segurança deve ser usado sempre que uma pessoa tiver um direito seu violado por uma autoridade ou se tiver razões que a façam acreditar que pode ter um direito violado. O objetivo da ação é conseguir uma ordem judicial, o mandado, que pode ser pedido em nome de uma pessoa (mandado de segurança individual) ou em nome de um grupo (mandado de segurança coletivo).

Um exemplo de uso de mandado de segurança: Quando um o candidato a um concurso público é impedido de fazer uma prova ou de tomar posse em um cargo, por alguma razão que viole o seu direito. Nesse caso ele pode usar o mandado de segurança para pedir na justiça que o seu direito seja garantido.

Mandado de injunção:

A regulamentação específica do Mandado de Injunção é feita pela lei 13.300/16, qual são esclarecidas questões como o alcance, requisitos formais e materiais.

O mandado de injunção é o instrumento processual utilizado assegurar a regulamentação de uma norma da Constituição, quando os Poderes competentes não o fazem.

O mandado de injunção nasceu com objetivo de tentar solucionar um problema de ordem prática, pois conforme a experiência histórica trazida antes da constituição de 1988, diversas normas constitucionais relacionadas à garantia de direitos sociais não tinham nenhuma efetividade. Pois, apesar de garantidos na Constituição, as normas que defendiam tais direitos eram genéricas, (ou “programáticas“, no linguajar jurídico), e sem aplicabilidade imediata.

Um exemplo desse tipo de norma é o inciso XX do art. 7º da Constituição que garante a “proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei”. Quando não há lei, não há como assegurar tais direitos.

Diante dessa realidade, e constatando-se que não existiam meios disponíveis para os cidadãos de exigir alguma ação efetiva do Estado nessas questões, os constituintes de 1988 inovaram e instituíram o mandado de injunção. Esse remédio, portanto, procura garantir a efetividade de normas programáticas.

Com isso, é possível perceber que enquanto o Mandado de Segurança tem como objetivo reparar dano ou eminente dano causado por uma autoridade coatora contra o direito líquido e certo de um cidadão ou grupo específico, o Mandado de Injunção busca a regulamentação de direitos constitucionalmente garantidos.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais