Buscar

explicação dos artigos 173,174 e 175 do código civil

💡 1 Resposta

User badge image

Vanessa

  O negócio anulável pode ser confirmado pelas partes, salvo direito de terceiro, sendo cabível somente nas hipóteses deanulabilidade.

        A confirmação pode ser expressa ou tácita e retroage à data do ato.

        A confirmação é expressa quando há uma declaração de vontade que contenha a substância do negócio celebrado, sendo necessário que a vontade de mantê-lo seja explícita (art. 173 - CC), devendo observar a mesma forma do ato praticado.

        O ato de confirmação deverá conter a substância da obrigação confinada e a vontade expressa de confirmá-la. Logo, preci­so será que se deixe patente a livre intentio de confirmar ato negocial que se sabe anulável, devendo-se, para tanto, conter, por extenso, o contrato primitivo que se pretende confinar, indicando-o de modo que não haja dúvida alguma. Não se poderá fazer uso de frases vagas ou imprecisas, pois a vontade de ratificar deverá constar de declarações explícitas e claras.

 

        Tácita é a obrigação já foi cumprida em parte pelo devedor, ciente do vício que a inquinava (art. 174 - CC), ou quando deixa consumar-se a decadência de seu direito.

         A vontade de confirmar está ínsita, pois, mesmo sabendo do vício, o confirmador não se importou com ele, e teve a intenção de confirmá-lo e de reparar a mácula.

 

        Expressa ou tácita, importa a extinção de todas as ações ou exceções de que dispusesse o devedor contra o negócio anulável (art. 175 - CC).

        Assim se, o ato for passí­vel de anulação, o lesado poderá lançar mão de uma ação, mas se houve confirmação expressa ou tácita, subentende-se que houve re­núncia a qualquer providência que possa obter a decretação judicial da nulidade relativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais