Buscar

Qual diferença entre protótipo de função e definição de função?

💡 5 Respostas

User badge image

Daniel Bispo

Um protótipo de função, resumidamente, é uma maneira de dizer ao compilador que a função existe e como ela deveria ser chamada. Com o protótipo de função sempre se usa um modelo quando se estiver declarando e definindo uma função. Quando a função é chamada, o compilador usa o modelo para assegurar que os argumentos apropriados são passados e que o valor de retorno é tratado corretamente. Se o programador errar quando chamar a função, o erro é detectado em tempo de compilação.

 

A definição de uma função fornece a mesma informação que a sua declaração, mas também fornece os comandos que são executados quando a função é chamada. Uma função pode ser declarada muitas vezes (em arquivos fonte e header diferentes, por exemplo), mas ela pode ser definida apenas uma vez. Declarações para a mesma função devem concordar umas com as outras e com a definição. Também é importante salientar que a definição ou declaração deve proceder o primeiro uso da função no arquivo fonte.

Espero ter ajudado!

 

0
Dislike0
User badge image

Natanael Ramos

O protótipo de uma função é apenas o "esqueleto" dela, mostrando qual seu tipo de retorno, nome e argumentos (parâmetros), bem como os tipos dos argumentos. No protótipo não se coloca a implementação da função.

Exemplo de um protótipo genérico:

<tipo-de-retorno> <nome-da-função>(<argumentos>);

Exemplo em C:

int fac(int n);

Já a definição precede (vem depois) o protótipo, na definição você completa o protótipo com a implementação da função.

Seguindo o exemplo:

int fac(int n) {           
    if (n == 0) {
        return 1;
    }
    else {
        return n * fac(n - 1);
    }
}

espero ter ajudado :)

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Algoritmo e Estrutura de Dados.


Um protótipo de função, resumidamente, é uma maneira de dizer ao compilador que a função existe e como ela deveria ser chamada. Já a definição de uma função fornece a mesma informação que a sua declaração, mas também fornece os comandos que são executados quando a função é chamada. Uma função pode ser chamadas quantas vezes for desejada (em arquivos fonte e header diferentes, por exemplo).


Portanto, resumidamente o protótipo de uma função é apenas o "esqueleto" dela, mostrando qual seu tipo de retorno, nome e argumentos (parâmetros), bem como os tipos dos argumentos. No protótipo não se coloca a implementação da função, diferentemente do que acontece na função.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais