Buscar

Exemplos onde o Legislador fere o Princípio da Proporcionalidade da Pena - Direito Penal

💡 3 Respostas

User badge image

Hugo Canto

Um exemplo é o comparativo entre o art. 136 CP em que a pena mínima para quem promove maus tratos a pessoas é de 2 meses e o art. 32 da Lei 9.605/98 em que a pena mínima é de 3 meses para quem promove maus tratos a animais.

 

Art. 136 CP - Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina:

 

        Pena - detenção, de dois meses a um ano, ou multa.

 

 

Art. 32 Lei 9.605/98 - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

 

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

 

As duas tipificações expressam maus tratos, de forma que é expressa a inobservância do principio da proporcionalidade da pena ao atribuir uma pena mínima maior para maus tratos à animais (art 32 da Lei 9.605/98.) que a maus tratos humanos (art 136 do CP), considerando que o bem jurídico protegido pelo art 136 do CP é mais relevante que o bem jurídico protegido pelo art 32 da Lei 9.605/98.

 

 

2
Dislike0
User badge image

Gabriel Santos

Obrigado Hugo

0
Dislike0
User badge image

Hugo Canto

Disponha Gabriel

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais