Buscar

Com base nos estudos realizados acerca da Consumação e Tentativa, é CORRETO afirmar que: (JUSTIFICAR AS ERRADAS)

Com base nos estudos realizados acerca da Consumação e Tentativa, é CORRETO afirmar que:


a) Todo e qualquer crime admite a forma tentada.

b) É plenamente possível a tentativa de contravenção penal.

c) Fala-se em tentativa branca, quando o agente, não obstante ter-se utilizado dos meios que tinha ao seu alcance, não consegue atingir a pessoa ou a coisa contra a qual deveria recair sua conduta.

d) Todos os delitos possuem o mesmo instante consumativo, não importando sua classificação, se material, formal, omissivo, etc.

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Com base nos estudos realizados acerca da Consumação e Tentativa, é CORRETO afirmar que:

 

a) Todo e qualquer crime admite a forma tentada. (Errado, pois nem todo crime admite a forma tentada. Os crimes omissivos próprios, culposos, crimes formais, crimes Unissubsistentes não admitem a tentativa). 

b) É plenamente possível a tentativa de contravenção penal (Errado, a própria lei de contravenções penais (decreto-lei 3688 de 1941) veda a tentativa conforme o artigo 4º a seguir:  Não é punível a tentativa de contravenção.

c) Fala-se em tentativa branca, quando o agente, não obstante ter-se utilizado dos meios que tinha ao seu alcance, não consegue atingir a pessoa ou a coisa contra a qual deveria recair sua conduta. (Correto, a tentativa branca é aquela em que o agente não fere o bem juridicamente protegido, diferente da tentativa vermelha que é aquela em que há lesão ao bem jurídico).

d) Todos os delitos possuem o mesmo instante consumativo, não importando sua classificação, se material, formal, omissivo, etc. (Errado, pois dependendo do crime o momento consumativo é diferente. No crime material a consumação é com a realização do resultado naturalístico, no crime formal a consumação acontece no momento da conduta independente do resultado, no crime omissivo próprio o crime se consuma com a omissão independente do resultado já no omissivo impróprio é preciso do resultado naturalístico para haver a consumação).

 

2
Dislike0
User badge image

Val Dk

resposta correta é a C,  tentativa incruenta ou branca acontece quando é aquela na qual a vítima não chega a ser fisicamente atingida, ou seja, quando ela fica incólume. Difere da tentativa vermelha ou cruenta, na qual a vítima sofre lesões, sendo certo queporém o crime não chega a ser consumado.

Comentario as demais 

A: Não se admite a forma  tentada das:  Contravenções penais, Crimes culposos,Crimes habituais, Crimes omissivos próprios, Crimes unissubsistentes, Crimes preterdolosos, Crimes de atentado

B: Contravenções penais (art. 4º, da LCP) que estabelece não ser punível a tentativa.

D: "Nem todos os delitos possuem o mesmo instante consumativo. A consumação, portanto, varia de acordo com a infração penal selecionada pelo agente. [...] ocorre a consumação nos crimes materiais e culposos quando se verifica a produção do resultado naturalístico, ou seja, quando há a modificação no mundo exterior. Já nos crimes omissivos próprios, com a abstenção do comportamento imposto ao agente. Por sua vez, para os crimes de mera conduta, ocorre com o simples comportamento previsto no tipo, não se exigindo qualquer resultado naturalístico. Os crimes formais se consumam com a prática da conduta descrita no núcleo do tipo, independentemente da obtenção do resultado esperado pelo agente, que, caso aconteça, será considerado como mero exaurimento do crime. Para os crimes qualificados pelo resultado ocorre a consumação com a ocorrência do resultado agravador. Os crimes permanentes se consumam enquanto durar a permanência, uma vez que o crime permanente é aquele cuja consumação se prolonga, perpetua-se no tempo.” (GRECCO, 2011, p. 246, et. seq.)

 

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais